Um homem de 38 anos , com residência em Atei (Mondim de Basto) foi detido ontem, pelas 20. 30 horas, por alegado fogo posto numa mata. O presumível incendiário recolheu à prisão de um posto da GNR de região e vai responder amanhã no Tribunal Judicial de Vila Real. Segundo uma fonte da GNR, contactada pelo JN, o homem poderá ser indiciado por atear mais de quinze fogos florestais.

Ao que apurámos, este indivíduo, que trabalha numa serralharia de madeira, desempenhou funções de vigia florestal na zona e não terá gostado de ter sido afastado da actividade.O facto de, nos últimos dias - e principalmente aos fins-de-semana -, terem surgido vários incêndios florestais na zona de Atei levou a que as autoridades suspeitassem do ex-vigilante. E, ontem, elementos do NIC da GNR de Vila Real montaram vigilância ao presumível incendiário e, ainda de acordo com a força policial, apanharam-no, cerca das 20 horas, em flagrante a pegar fogo. Este não rofereceu qualquer resistência, entregando-se de imediato às autoridades.

O incêndio lavrou junto à A7, no troço que liga Ribeira de Pena a Celorico de Basto, mas as chamas rapidamente desenvolveram-se e consumiram ainda cerca de um hectare de pinhal bravo.

Doze homens dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, um helicóptero e uma brigada do GIPS da GNR estiveram no local no combate ao fogo.



PARTILHAR:

Inquéritos realizados porta a porta

Melhorar e diversificar os serviços de saúde