O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) quer os estudantes no epicentro das preocupações da academia, onde, no próximo ano, vai ser implementado um plano de mobilidade, com trânsito condicionado e jardim aberto à população.

António Fontainhas Fernandes foi reeleito para um segundo mandato de quatro anos e toma hoje posse, no campus da UTAD, em Vila Real.

"Eu defendi no programa de ação que pretendia uma universidade mais coesa, mais conectada, mais competitiva e seguramente mais colaborativa e, para isso, teria que dar resposta a quatro grandes compromissos", afirmou à agência Lusa.

O reitor adiantou que esses compromissos passam por uma "aposta na qualidade da educação e na qualidade da vida académica dos estudantes",frisando que os alunos "devem passar a ser o epicentro das preocupações da UTAD".

Passam ainda pela aposta na investigação que "possa contribuir para gerar novas ideias, novos produtos e serviços" e que tenha "mais impacto do ponto de vista económico e social".

Depois é preciso, acrescentou, a valorização do conhecimento e reforçar a ligação da UTAD à região.

"A universidade é uma âncora de esperança para fixar pessoas e para desenvolver o tecido económico e social", sublinhou.

Fontainhas Fernandes disse ainda que, a partir do próximo ano letivo, começa a ser implementado no campus um plano de mobilidade que vai passar pelo condicionamento do trânsito em determinadas áreas e pela pedonalização do centro histórico da academia, com a deslocalização de todos os serviços para este local.

"É necessário transformar os parques de estacionamento em jardins de estacionamento, o que significa que o utilizador automóvel do campus tem que contribuir para a manutenção do jardim botânico", frisou.

Este projeto está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Vila Real, que tem previsto um investimento global de 17 milhões de euros, cerca de três milhões de euros dos quais serão aplicados na UTAD.

A ideia é criar um corredor verde entre a cidade e a universidade, onde o jardim botânico ficará aberto à população.

A universidade aderiu ainda ao projeto U-Bike que pretende incentivar o uso da bicicleta em detrimento do automóvel.

O reitor disse também que a universidade tem já uma carteira de projetos aprovados, no âmbito do Portugal 2020, de cerca de 30 milhões de euros, a maior parte dos quais está em fase de arranque.

Entre esses projetos destacam-se alguns que visam a modernização administrativa, o reforço da rede virtual na UTAD ou a desmaterialização dos processos.

As candidaturas incluem ainda programas mobilizadores com empresas e o projeto Douro Criativo, aprovado recentemente, e que visa a criação de um polo de indústrias criativas em Vila Real.

A nível da investigação há, segundo o reitor, cerca de 12 milhões de euros para projetos que permitiram fixar 200 jovens investigadores em áreas consideradas estratégicas para a região.

A equipa reitoral de Fontainhas Fernandes é composta por três vice-reitores e cinco pró reitores. Estudam na UTAD cerca de 7.000 alunos.



PARTILHAR:

Prémio D. Diniz 2017 da Casa de Mateus para Mário Cláudio

Incêndio em habitação deixa mulher desalojada em Santo Aleixo