O Port Wine Day (Dia do Vinho do Porto) é celebrado entre 01 e 10 de setembro e tem como pontos altos uma regata de barcos rabelos, com meta no Pinhão, e a declaração de ano vintage 2016.

Promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o Port Wine Day foi instituído em 2014 e faz uma homenagem aos viticultores, comerciantes e ao vinho produzido no Douro, a mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo.

Foi a 10 de setembro de 1756 que foi criada a Região Demarcada do Douro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marques de Pombal.

"O Port Wine day é uma oportunidade de partilha generalizada em que todos são bem-vindos para homenagear e conhecer mais e melhor o vinho do Porto. São sempre momentos únicos e muito importantes para quem participa nesta história que é a nossa. Fica o convite para brindar com e ao vinho do Porto", afirmou hoje, em comunicado, Manuel Cabral, presidente do IVDP.

A edição 2018 integra a regata de barcos rabelos que, pela primeira vez, se realiza "no coração" do Douro vinhateiro.

A prova decorre no dia 10 e tem início junto à barragem de Bagaúste, perto do Peso da Régua, e a final e a entrega de prémios decorrem no Pinhão, concelho de Alijó.

Na regata do ano passado, que decorreu no Porto, participaram 14 embarcações, o mesmo número esperado pela organização para esta edição.

O público poderá assistir, ao longo das margens do rio, à prova que junta convidados internacionais.

Antes, no dia 07 de setembro, vai ser feita a proclamação de ano vintage 2016, pela Confraria do Vinho do Porto, antecedida por uma prova de Porto Vintage 2016 apresentado por cerca de 50 empresas.

No dia a seguir, realiza-se uma 'sunset party', que terá lugar no jardim das Oliveiras, nos Clérigos, na cidade do Porto, que vai reunir cerca de 30 produtores de vinho do Porto e proporcionar experiências "em forma de copo, de cocktail ou através de uma harmonização gastronómica improvável".

O programa do Port Wine Day arranca a 01 com jantares vínicos promovidos pelas empresas do setor, em parceria com restaurantes onde será servido um menu especial, inspirado e harmonizado com vinho do Porto.

Inclui ainda uma rota gastronómica composta por vários restaurantes do Porto e do Douro, em que um prato especial é servido com vinho do Porto e, durante este período, as caves de vinho do Porto proporcionam um calendário de atividades especiais.

O Port Wine Night é uma rota de bares, instalados na baixa do Porto, que servirão um cocktail especial o vinho produzido na mais antiga região demarcada do mundo.

Relativamente à comercialização de vinho do Porto, o IVDP destacou o acréscimo das vendas no mercado nacional, entre janeiro e junho, nomeadamente mais 4,1% em quantidade e 1,2% em valor.

E, para a evolução positiva do mercado nacional nas vendas de vinho do Porto, sobretudo em valor, o instituto salientou o contributo "das categorias especiais".

As previsões apontam para que, no final deste ano, as vendas globais de vinho do Porto ultrapassem de novo 8,4 milhões de caixas, no valor de 378 milhões de euros, mantendo Portugal o primeiro lugar no ranking dos principais mercados para este produto (em valor).



PARTILHAR:

CIM-Terras de Trás-os-Montes reúne com Ministro da Agricultura

Mais de 300 infrações de trânsito só na última semana