Executivo propõe em reunião de Câmara a fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis em 0,45 por cento, tendo sido já aprovada na última sessão da Assembleia Municipal.

 

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2016, a liquidar em 2017, em 10 por cento (%). A taxa de IMI a liquidar no próximo ano no concelho será, assim, fixada em 0,45%, quando, em 2016, era de 0,5%.

De acordo com o executivo, esta medida vem em consonância com as alterações legislativas que entraram em vigor com o Orçamento de Estado de 2016.

Apesar de os municípios abrangidos pelo programa de apoio à economia local, como é o caso do de Alfândega da Fé, poderem fixar a taxa máxima de IMI em 0,5%, a autarquia considerou estarem reunidas as condições para proceder à redução deste imposto. 

Na prática, tal significa que um munícipe, proprietário, por exemplo, de um imóvel avaliado em 100 mil euros irá pagar, em 2017, cerca de 450 euros de IMI, quando, este ano, pagou 500 euros. Ou seja, neste caso concreto, representa uma poupança de 50 euros.

A proposta de fixação da taxa de IMI em 0,45% foi apresentada à reunião de Câmara por iniciativa da presidente de Câmara, Berta Nunes, tendo sido aprovada na última Sessão de Assembleia Municipal e surtindo efeitos já no próximo ano.

 



PARTILHAR:

Redução do IMI para a taxa mínima em Bragança

“Museu das Termas Romanas – um achado singular”