Os socialistas de Vila Pouca de Aguiar temem que a produção de leite no concelho, um dos principais suportes económicos da actividade agrícola, possa estar em risco. Isto por causa de eventuais multas que muitos produtores de leite possam vir a pagar se ultrapassarem a quota de produção individual de referência, ou seja, o número de litros que podem produzir anualmente e que, em conjunto com os restantes produtores do país, contribui para a formação da quota nacional de produção leiteira, que é definida em Bruxelas.

Segundo o PS de Vila Pouca, existem muitos agricultores em condições de excederem a produção e, por isso, este partido entende ser necessário exigir do Governo medidas que possam, ao menos, \"minimizar\" os prejuízos decorrentes dessa situação e evitar que muitos agricultores abandonem esta actividade. Neste sentido, na última Assembleia Municipal, o Agrupamento Político do Partido Socialista apresentou, e viu aprovada por unanimidade, uma moção para pedir ao Governo que \"seja possível aos agricultores pagarem a referida multa em tranches mensais e durante um ano\". Além disso, no documento aprovado, a AM apela ao poder Central para que as quotas disponíveis na Reserva Nacional de Quotas Leiteiras para a zona Vila Pouca de Aguiar sejam aumentadas já este ano e nos seguintes.

Ao que o Semanário TRANSMONTANO conseguiu apurar junto do membro da delegação de Vila Real da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Armando Carvalho, a possibilidade dos produtores de leite de Vila Pouca de Aguiar bem como os de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro é, de facto, iminente. Isto porque, segundo este responsável, as últimas previsões apontam para que a quota nacional seja ultrapassada em cerca de cem mil toneladas, o que levará a que os agricultores que tenham excedido a quota individual sejam penalizados. A multa por litro ultrapassado é de 0,37 cêntimos. Armando Carvalho garante inclusivamente que já há empresas de recolha de leite que estão a reter 15 cêntimos por litro ao produtor.



PARTILHAR:

Marc Pacheco nomeado presidente do Comité de Contas do Senado

Cantar os Reis