A Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU), sediada em Paredes, disse hoje que vai apresentar uma queixa-crime contra o presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos por "falsas e difamatórias" acusações sobre a instituição.

Esta posição surge depois de António Araújo ter acusado o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), em Vila Real, de "dar cobertura" a um "falso" Curso de Medicina da CESPU.

"A CESPU lamenta que a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, que nunca contactou a instituição para obtenção de esclarecimentos adicionais sobre a matéria, venha publicamente, na pessoa do seu presidente António Araújo, proferir juízos falsos sobre as instituições envolvidas. Face à gravidade das afirmações proferidas, a CESPU irá agir judicialmente contra os responsáveis", referiu em comunicado.

Para esclarecer a situação e demonstrar as "evidentes falsidades", a instituição de ensino vai solicitar a intervenção dos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A CESPU adiantou que através dos seus estabelecimentos de ensino "nunca" submeteu à Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) um Curso de Medicina em colaboração com uma universidade espanhola como, diz, é do conhecimento das entidades competentes.

"Os licenciados em Ciências Biomédicas que continuam os seus estudos numa outra universidade, portuguesa, espanhola ou de qualquer outro país, passam a ser alunos dessa universidade. Como acontece com os licenciados de qualquer outra instituição quando ingressam num dos cursos de Medicina das universidades, portuguesas através de concurso especial para licenciados", sustentou.

A cooperativa revelou ainda que "há muito é sabido" o seu interesse em lecionar o Mestrado Integrado em Medicina, sendo atualmente a única instituição com uma candidatura em avaliação pela A3ES.

Aos alunos do Curso de Ciências Biomédicas é-lhes proporcionado, à semelhança de outras licenciaturas, ensino em ambiente real de trabalho, dado ser uma "mais-valia", podendo posteriormente prosseguir a sua formação em mestrados integrados, mestrados ou doutoramentos quer em Portugal, quer noutros países.

A CESPU, constituída em 1982, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, que integra a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.



PARTILHAR:

Festa da Literatura Infantil no Infantário de Mateus

S. Pedro apresentado em Macedo