Idosa do Clube Dois Cavalos não resistiu a queda de 30 metros numa ravina.

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido depois de o seu automóvel ter caído numa ribanceira de 30 metros, ontem, sábado, perto de Ermelo, em Mondim de Basto. As causas do acidente ainda não foram apuradas.

A vítima mortal é Maria da Glória Almeida, de 73 anos de idade. O ferido grave, o seu marido, Mário Almeida, de 71 anos. \"O estado do senhor é considerado estável, mas mesmo assim a requerer apertada vigilância clínica\", disse ao JN, Fernando Cardoso, presidente da associação Bicavalaria do Minho - Clube Dois Cavalos, depois de falar com um filho das vítimas. Ambos residiam na freguesia de Maximinos, Braga, e ontem participavam num \"Passeio às Vindimas\" do Douro, organizado por aquela colectividade bracarense, que reúne amantes deste modelo de carros da Citroen.

Segundo Fernando Cardoso, o acidente deu-se cerca das 13.30 horas, quando desciam em caravana pela estrada que dá acesso às Fisgas de Ermelo, um sítio de grande beleza e forte atracção turística, e que estava no roteiro da viagem de ontem.

\"Ninguém se apercebeu do que terá realmente acontecido\", começou por explicar o responsável, acrescentando que quem seguia atrás do casal \"só se apercebeu de uma nuvem de pó e de, repentinamente, perder de vista o carro\". Mesmo assim, alvitra que o acidente poderá ter ficado a dever-se a \"uma distracção do senhor, motivada por algum cansaço\".

O veículo 2 Cavalos de cor vermelha conduzido por António Almeida \"foi comprado de propósito para este passeio\", adiantou ainda Fernando Cardoso, e \"era a primeira vez que participavam numa iniciativa da Bicavalaria do Minho - Clube Dois Cavalos\".

Após o despiste, a viatura esgueirou-se pela ravina abaixo, até se imobilizar numa zona com bastantes árvores e arbustos. Um local de declive acentuado e difícil acesso que dificultou as manobras de socorro aos meios envolvidos, provenientes das corporações de bombeiros da Cruz Branca e Cruz Verde de Vila Real, Mondim de Basto e Celorico de Basto.

Segundo o comandante dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, Álvaro Ribeiro, por causa das grandes dificuldades em aceder ao carro, \"foi necessário recorrer a uma equipa especializada em intervenções de grande ângulo, o que obrigou à colocação de cordas no local para poder içar as vítimas\".

Devido à complexidade da operação, os trabalhos de socorro demoraram cerca de duas horas e meia. Uma vez resgatados, a mulher foi transportada num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde viria a falecer. O homem seguiu para o mesmo hospital numa ambulância dos Bombeiros da Cruz Branca.

Álvaro Ribeiro também não conseguiu explicar este acidente, supondo-se que só quando o condutor da viatura recuperar se poderá saber o que realmente aconteceu. Essa é também a esperança de Fernando Cardoso, que se mostrou consternado com o trágico acontecimento, que acaba por enlutar a comitiva que ontem de manhã saiu de Braga com destino à Região Demarcada do Douro para participar numa vindima e lagarada na Enoteca Douro, em Favaios, Alijó.

A Bicavalaria do Minho é uma associação recreativa, desportiva e cultural, sem fins lucrativos, que existe em Braga desde 2005.



PARTILHAR:

Testar a usabilidade

Obrigatória certificação pelas Finanças