A tempestade que se fez sentir na localidade de Amieiro, no dia 27 de Dezembro, fez com que o rio Tua levasse com ele a ponte José Maria Teixeira da Rocha, com cerca de 12 metros de altura e construída há 17 anos. A travessia, oferecida por um benemérito da terra, era a única que os moradores tinham para se deslocarem aos seus terrenos agrícolas, na outra margem, ou para apanharem o metro de superfície para Mirandela. Quatro meses depois da queda da ponte, os habitantes de Amieiro continuam a ter de percorrer cerca de 40 quilómetros para chegarem aos seus destinos, porque a ligação ainda não foi reposta.

O presidente da Câmara Municipal de Alijó, Artur Cascarejo, pensou de imediato na colocação de uma ponte de engenharia militar, de modo a remediar o problema até que fosse encontrada uma solução. No entanto, isso não foi possível, devido às dimensões do espaço. Contactou-se então o Instituto de Estradas de Portugal (IEP), para efectuar um levantamento da situação no terreno, o que foi feito no início do ano. Mas, segundo Artur Cascarejo, a autarquia, \"infelizmente\", não teve acesso aos resultados desse levantamento.

Depois, após uma reunião com o secretário de Estado das Obras Públicas, a Câmara ficou a saber que a referida obra não pertencia à rede de estradas nacionais do IEP, e que, por isso, \"para abrir precedentes\", o Instituto \"não poderia envolver-se no assunto\". Nessa altura, explica Artur Cascarejo, \"a bola passou para as mãos do Governo\", visto que o ex-ministro das Obras Públicas, Valente de Oliveira, \"disse que iria encontrar uma solução através de outro ministério que não o das Obras Públicas\". Agora, a Câmara de Alijó espera que, com a demissão de Isaltino Morais do Ministério das Cidades e Ordenamento do Território, \"o problema não seja esquecido\". Para já, Artur Cascarejo diz que a autarquia vai \"esperar um tempo\" e, caso não surjam soluções para este caso, vai \"voltar à carga\", uma vez que, segundo o autarca, \"a Câmara não pode, com as posses que tem, construir ela própria a ponte\".



PARTILHAR:

Proposta de lei para atribuir a cidadania a todos imigrantes alistados nas Forças Armadas

Director apela á colaboração dos utentes nesta primeira fase