Terá início já esta quinta-feira, dia 04 de agosto, o evento “Sabores de Chaves – Pastel”, que este ano conta com a animação musical do Festival “Identidades”. Durante quatro dias, de 4 a 7 de agosto, o Jardim Público da cidade flaviense irá receber a quarta edição da feira “Sabores de Chaves - Pastel”, uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, onde o Pastel de Chaves – produto IGP, terá lugar de destaque. A visita oficial ao certame decorrerá sexta-feira, dia 05 de agosto, pelas 16h30.

Após o sucesso dos anos anteriores, o programa de atividades do evento contempla a realização da terceira edição do concurso do “Pastel de Chaves XXL”, que prevê a confeção desta iguaria em grandes dimensões. Os pastéis “gigantes” serão apresentados e avaliados e, depois de apurado o vencedor, os visitantes da feira presentes serão convidados a degustar os produtos apresentados a concurso. Paralelamente, haverá espaços de promoção do produto, onde a história, o saber-fazer e o pastel vencedor estarão em exposição.

A animação do evento será garantida pelo recém-criado projeto “Identidades”, organizado pela Academia de Artes de Chaves, que permitirá, em complemento com a mostra “Sabores de Chaves – Pastel”, criar no Jardim Público um ambiente único, onde as atuações de grupos de renome, a divulgação da nossa música tradicional e a mostra de novos projetos de música do mundo, se associam à venda, exposição e prova dos sabores e saberes tradicionais.

À semelhança das anteriores edições, este evento proporcionará também o contacto estreito com os “saberes”, dando uma noção ao visitante da importância da herança cultural. Para além de devolver às tradições gastronómicas e artesanais o seu lugar na comunidade e de ser um meio promocional turístico global da região, este certame pretende ainda constituir-se como um importante instrumento de promoção e valorização das artes e ofícios da região de Turismo do Porto e Norte, onde Chaves se inclui.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Chaves e empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB, EIM, SA), em colaboração com a Academia de Artes de Chaves (AAC) e a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT).

O Município convida, desde já, todos os flavienses e visitantes, que por estes dias passem por Chaves, a degustar o tão afamado Pastel de Chaves e a desfrutar da festa, onde os sabores e costumes transmontanos estarão presentes.

PROGRAMA

Dia 4, quinta-feira

21h00 Abertura da Feira

21h30 Concertos Festival IDENTIDADES: Daniel Cristo quinteto; Fanfaac

Animação: Gaiteiros da Ponte Velha e Matabixo

Dia 5, sexta-feira

14h00 Abertura da Feira

16h00 III Concurso do PASTEL XXL

16h15 Animação

16h30 Visita Oficial à Feira

21h30 Concertos Festival IDENTIDADES: Ronda da Madrugada, Projeto Enraizarte; Itacaband

Animação: Gaiteiros da Ponte Velha e Matabixo

Dia 06, sábado

14h00 Abertura da Feira

16h00 Animação

21h30 Concertos Festival IDENTIDADES: Torga; Diabo na Cruz; Kumpania Algazarra

Animação: Gaiteiros da Ponte Velha e Matabixo

Dia 07, domingo

14h00 Abertura da feira

16h00 Animação

17h00 Rancho Folclórico do Grupo Desp. Recr.e Cult. dos Ases da Madalena

18h30 Animação

21h00 Concerto Grupo Amizade

22h00 Encerramento



PARTILHAR:

Bragança veste de branco

Pós-Graduação em Empreendedorismo Turístico