O presidente da distrital de Bragança do PSD, Jorge Fidalgo, defendeu hoje a integração de todos os concelhos da região numa única Comunidade Intermunicipal (CIM) e a necessidade de voltar a discutir estes agrupamentos de municípios.

A maioria dos 12 concelhos do distrito de Bragança, concretamente nove, pertence à CIM Terras de Trás-os-Montes e Alto Douro. No processo de constituição destes agrupamentos de municípios, apenas três, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Carrazeda de Ansiães, ficaram na CIM do Douro e fora daquele que é tradicionalmente o âmbito territorial equivalente ao distrito.

"Gostava muito que retomássemos ao distrito", afirmou o presidente da distrital do PSD, Jorge Fidalgo, defendendo que "ou o Governo altera estas questões ou, quando for oportuno", elas terão de ser discutidas pelos órgãos municipais locais.

O dirigente partidário sublinhou que neste processo caberá sempre à vontade dos autarcas e assembleias municipais a decisão. Todavia vincou que a reorganização que preconiza é "um desejo pessoal, enquanto autarca (de Vimioso) e enquanto presidente da distrital do PSD".

Para Jorge Fidalgo, "não faz sentido, por exemplo, a nível de alguns serviços, nomeadamente do Centro de Emprego ou da Segurança Social, estar numa CIM, mas depender de outro Centro Distrital da Segurança Social".

"O meu desejo era que, de facto, Freixo, Moncorvo e Carrazeda pudessem estar na Terras de Trás-os-Montes por que eu acho que a identidade deles é muito mais a nossa, que é assim há muitos anos", sublinhou.

Os três municípios do distrito de Bragança em causa são liderados por autarcas do PSD.

As Comunidades Intermunicipais têm várias competências nos respetivos territórios, nomeadamente a gestão de projetos e fundos comunitários para a respetiva execução.



PARTILHAR:

Município brigantino celebra protocolo com operadora móvel

PSD fechou as candidaturas às Câmaras do distrito de Bragança