As prospecções arqueológicas que estão a ser feitas no bairro da Madalena, na sequência das obras que vão permitir a remodelação daquela área, no âmbito do programa de Revitalização do Centro Histórico de Chaves, e que estão orçadas em mais de 95 mil contos, já deram os primeiros frutos. Entre a Farmácia Nova da Madalena e os estabelecimentos comerciais frontais a esta, a um metro de profundidade, foram encontrados vestígios de uma calçada romana, "muito bem conservada". E nas imediações foram ainda encontrados mais dois traçados secundários da mesma via, com cerca de 2000 anos. As escavações permitiram ainda encontrar uma série de pedras removidas que fariam parte da mesma calçada, mas que teriam acabado por ser deslocadas aquando da introdução no local de canalizações.

O arqueólogo da Câmara que acompanha os trabalhos de prospecção, Sérgio Carneiro, está a proceder ao registo de tudo o que foi encontrado. No entanto, na segunda-feira, os técnicos do Instituto Português do Património (IPA), que tutelam este tipo de património, irão ao local observar a "descoberta".

Quanto à autarquia, esta garantiu que o projecto de remodelação da Madalena vai continuar e que a solução para os vestígios romanos encontrados ainda está a ser estudada pelos projectistas responsáveis pelas obras. De qualquer forma, Altamiro Claro revelou que se apresentam apenas duas hipóteses: ou se opta por tapar a calçada, depois de se registar tudo o que lá foi encontrado, ou se decide que os achados ficam à mostra, resguardados por uma espécie de grade, para que possam vir a ser apreciados pelo público. O autarca admitiu que esta segunda hipótese lhe agrada mais, contudo, assegurou ainda nada estar definido.



PARTILHAR:

Transmontano morre num acidente de trabalho

Conselho das Comunidades Portuguesas da Suiça