Caminhadas e passeios com diversos graus de dificuldade, circuito BTT, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos, tudo isto num só dia “repleto de aventura e emoção”.

Realizou-se no Santuário de Santo Antão da Barca, em Alfândega da Fé, no dia 29 de setembro, o “Caminhão”. Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer “o segredo mais bem guardado do Douro” que são os Lagos do Sabor, envoltos por 70 quilómetros e que se estendem ao longo de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, os quatro concelhos que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor, entidade responsável pela organização deste evento.  

Outro dos objetivos desta “mega caminhada” fotográfica ao redor dos Lagos do Sabor, designada por “Caminhão”, era entrar no Recorde do Guinness como “A maior cadeia humana de Selfies do Mundo”, objetivo não alcançado por pouco. Faltaram apenas 12 pessoas, a juntar aos 900 participantes, para se ter quebrado o recorde do mundo e o "Caminhão" poder, assim, "fazer história".  

No entanto, o dia foi muito mais que isso. Até porque se tratou de um dia repleto de múltiplas caminhadas e passeios com diversos graus de dificuldade, distância e duração, passeios TT, circuito BTT, atividades de aventura, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos na Sabor Food fest.

A iniciativa contou, ainda, com a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza que, entre outros atos, procedeu à devolução à natureza de um grifo ferido recuperado no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal.



PARTILHAR:

Projeto Norte Digital dia 3 de Outubro

Dezenas de crianças assistem à libertação de águia selvagem na natureza