Bragança integra pela primeira vez o evento Startup Europe Week incluindo-se no mapa das cidades europeias que mais importância dá à temática do empreendedorismo.

 

Aconteceu ontem pelas 21 horas e perante uma sala bem composta o “Startup Europe Week – Bragança” nas instalações do Brigantia-EcoPark. O evento que decorreu em estreia na capital do nordeste dedica-se, em exclusivo, à promoção das dinâmicas de empreendedorismo no município brigantino.

A Startup Europe Week (SEW) é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e pela Startup Europe que visa o fomento do empreendedorismo através de ações que estabeleçam a aproximação entre os organismos de governo local e empreendedores das várias regiões onde se insere.

Com a participação na Startup Europe Week, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) vem reafirmar a prioridade do concelho em se assumir enquanto território competitivo e inovador, favorável à criação e crescimento de novas empresas, e capaz de apoiar os empreendedores ao longo do percurso de desenvolvimento do próprio negócio. Neste sentido, a CMB e o Brigantia-EcoPark, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), organizam a participação brigantina na Startup Europe Week, numa sessão onde se pretende estimular uma discussão alargada sobre o ecossistema de empreendedorismo de Bragança, bem como divulgar as oportunidades oferecidas pelo território para empresas novas e em crescimento.

“Vai-se debater aqui tudo aquilo que tenha a ver com o empreendedorismo e com a capacidade empreendedora dos brigantinos. Trata-se de perceber por parte das pessoas que quiserem vir ao evento quais as condições que o município proporciona aos empresários para estes se poderem instalar no nosso território”, declarou o presidente da CMB, que iniciou as hostes discursivas na noite de ontem tecendo um elogio à Faurecia pelo seu papel na fixação da população jovem no concelho e pelo desenvolvimento significativo da região, sobretudo, no que às exportações diz respeito.  

“Bragança acolheu este evento e decidimos, então, fazer este encontro no Brigantia Eco-Park, sendo o equipamento que é, de relevância a nível do desenvolvimento tecnológico no nosso território”, explicou Hernâni Dias, justificando a escolha simbólica da infraestrutura que, quase um ano após a sua inauguração, espera a instalação de mais três empresas a curto-prazo.

De acordo com o SPI, a autarquia brigantina tem vindo a promover uma estratégia clara de fomento do empreendedorismo, estando prevista a criação de um Gabinete de Apoio ao Empreendedor.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mais de 45 mil visitaram o certame flaviense

Violência doméstica quase acaba em morte