Dezoito produtores do Douro participam na próxima semana em ações de divulgação e provas no Canadá, país que comprou em 2015 cerca de 20 milhões de euros de vinhos da mais antiga região demarcada do mundo.

O Canadá reconheceu recentemente a Denominação de Origem (DO) Porto e é neste país que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede no Peso da Régua, está agora a reforçar a sua presença, organizando ações de divulgação que decorrerão entre segunda-feira e o dia 09 de maio.

Este processo prolongou-se por 12 anos e significa que, a partir de agora, é proibida a utilização da designação “Porto” por vinhos que não sejam originários da Região Demarcada do Douro (RDD), à semelhança das designações previamente registadas, como “Oporto” e “Portvin”.

Para o presidente do IVDP, Manuel Cabral, este reconhecimento vai ajudar a “reforçar a identidade dos vinhos do Douro e Porto neste importante mercado.”

Com a inclusão do Canadá, passam a ser 160 os países onde esta Denominação de Origem se encontra protegida.

“Para os vinhos do Porto e do Douro, o Canadá revela-se como um mercado maduro e conhecedor, pelo que apresenta um preço médio bastante elevado. Os vinhos da nossa região representam 50% do valor total das exportações de vinhos portugueses”, afirmou à agência Lusa Manuel Cabral.

Segundo dados do IVDP, em 2015, foram exportadas para o Canadá 12,2 milhões de euros de vinhos do Porto, com um preço médio de 8.98 euros por litro.

Quanto aos vinhos do Douro, verificou-se um crescimento sucessivo das exportações, consagrando o Canadá como o 2.º mercado mais importante para este vinho, a seguir a Portugal. Em 2015, a exportação voltou a aumentar e representou 7,7 milhões de euros.

Estes valores traduzem-se numa exportação global na ordem dos 20 milhões de euros.

As ações de divulgação e de formação promovidas pelo IVDP vão decorrer em Toronto, Montreal e Calgary e contam com a participação de 18 produtores e também de importadores.

Em Montreal será, também, realizada uma prova comentada, dirigida a um grupo de convidados mais restrito (profissionais e jornalistas) e durante a qual serão abordados temas como a história, o território e as castas da região.

O IVDP vai organizar também ações de formação e pedagogia direcionadas a ‘sommeliers’ e escolas de hotelaria, estando prevista a realização de um total de 10 seminários nas três cidades.
Lusa



PARTILHAR:

Projeto transfronteiriço quer levar turistas a Pitões das Júnias

Festival literário Encontradouro regressa entre 04 e 07 de Maio