O projeto “Sementes com Vida” pretende sensibilizar a comunidade para a importância das sementes autóctones, da sua preservação e propagação em prol de uma alimentação saudável, já que estas sementes são a garantia de alimentos saudáveis com mais nutrientes, dando acesso à qualidade e diversidade alimentar.

 

A Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente – Azimute foi umas das galardoadas da Missão Continente 2017 com o projeto “Sementes com Vida”.

Criada em maio de 2002, a Azimute pretende com esta iniciativa dar resposta à necessidade de uma alimentação saudável através do resgate e valorização das sementes autóctones de Portela, Pinela, Vale de Frades e Vilar Seco, as quatro Aldeias Pedagógicas, desenvolvendo, assim, a consciência coletiva do “ser guardião” destas sementes entre os Mestres/idosos e transmitindo esse ensinamento às gerações mais novas.

De acordo com a associação, nas quatro Aldeias Pedagógicas, entre os seus habitantes idosos, encontramos hortas familiares onde ainda reinam as sementes tradicionais. Estas sementes passadas de geração em geração, denominadas as “sementes dos avós”, são mais saudáveis e com alto teor nutricional, devendo, por isso, ser preservadas e multiplicadas. Muitas destas sementes encontram-se, atualmente, em risco de se perderem, sendo cada vez mais substituídas pelas sementes comerciais, que são menos resistentes e mais dependentes de químicos e fertilizantes.

Segundo a Azimute, os Mestres/idosos possuidores de sementes dos “avós” e que lidam recorrentemente com elas, muitas vezes, não têm noção do tesouro que têm nas suas hortas. Daí a necessidade deste projeto, “Sementes com vida”, no sentido de mostrar como são valiosas as sementes autóctones e que estão na base de uma alimentação saudável.

O projeto desenvolvido pela Azimute pretende, deste modo, fortalecer a rede de guardiões de sementes autóctones, ao fazer a recolha, catalogação e preservação de sementes autóctones nas Aldeias Pedagógicas, capacitar os Mestres/idosos sobre a importância destas sementes, a sua preservação face ao perigo de extinção e a alimentação saudável. É intenção da associação que, depois de capacitados os Mestres/idosos, estes irão transmitir os seus conhecimentos através da realização de ações de sensibilização para crianças e escolas.

Com este prémio, a Azimute vê, assim, os seus esforços serem reconhecidos por uma marca que visa apoiar projetos de âmbito local ou nacional relacionados com a Alimentação, nas áreas da Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar ou Inclusão Social, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e para a melhoria da qualidade de vida das famílias portuguesas, do ponto de vista da inclusão social, desenvolvimento económico e respeito pelo ambiente.

 



PARTILHAR:

José Silvano indicado como novo secretário-geral do PSD

CIM transmontana apreensiva com deterioração dos serviços postais dos CTT