A Capela de Arroios em Vila Real reabriu portas para mais uma edição do Mercadinho da Capella, um espaço de degustação e venda de produtos e petiscos locais e regionais.

 

Decorreu no passado sábado, dia 16 de junho, a quarta edição do Projeto Capella em Arroios, Vila Real. Um regresso aguardado e que acontece sempre ao terceiro sábado de cada mês.

O destaque de mais um ciclo Capella que começou já a partir das 18 horas foi para uma exposição de escultura em cera perdida, do artista Moisés Tomé e para o já célebre Mercadinho de Sabores Locais, onde os petiscos regionais e os vinhos do Douro, DOC e Porto, as hortícolas e frutícolas locais, bem como o artesanato, fizeram sensação. 

O quarto encontro do Ciclo Capella voltou, também, com mais uma edição do Mercadinho da Capella. Um espaço de degustação e venda de produtos locais e regionais, num fim de tarde onde não faltaram os petiscos e sabores tradicionais. Além de diversos produtores de Arroios, aldeia dos arredores de Vila Real que é conhecida pela excelência dos produtos hortícolas e frutícolas aí produzidos, o Mercadinho conta com as participações de outros parceiros, como a livraria Traga Mundos, os vinhos Quinta do Infantado, Mapa e Xi Coração, os produtores Ervas Finas, Covello (mirtilos) e Horta do Alvão (produtos biológicos), a Papel D'Ouro e o projeto de sabonetes naturais Ludares e Lugares, entre outros. 

Esta edição do mês de julho trouxe à Capela barroca de Arroios o escultor de Vila do Conde com uma exposição em que o artista recupera uma antiga técnica de fundição conhecida como “cera perdida”. Um momento que, além da história do autor, retrata um encontro com o passado e a época da Idade do Bronze. Moisés Tomé apresenta assim “esculturas com história, histórias e elas próprias história do percurso do autor”. 

Neste que é um projeto de desenvolvimento local com base na cultura, na arte, onde reina a festa e a degustação de sabores regionais, a iniciativa Capella tem organização alltodouro – projeto de animação turística e cultural desenvolvido pela Greengrape e a Junta de Freguesia de Arroios. Para além de contar, ainda, com a colaboração do grupo Cronópios e Famas, do Teatro Municipal de Vila Real e da Estalagem Quinta do Paço.

Imóvel de estilo Barroco, classificado como Monumento de Interesse Público desde 1993, a Capela de Arroios marca fortemente o espaço comunitário envolvente e constitui o elemento físico em torno do qual se realizam os Mercadinhos e os momentos culturais, que cruzam disciplinas artísticas, dança, teatro, música, poesia, pintura, escultura, realizadas quer por artistas convidados, quer por pessoas da terra. Sítio ainda escondido dos olhares dos turistas, a Capela de Arroios, com o seu largo constituído por casas de granito, surpreende o visitante e afirma-se no contexto do Douro Património Mundial.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Novo sistema de atendimento telefónico

ExpoGranito de 29 de julho a 10 de agosto