Há 12 anos, a Junta de Freguesia de Talhas fez um projecto para a plantação de pinheiros em 95 hectares de terreno no lugar da Cabeça Gorda, um povoamento florestal que custou 14 mil contos e foi financiado pelo Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PAMAF).

Como ao longo dos anos se tem vindo a verificar uma grande diminuição de pinheiros, provocada quer pela doença quer pela seca, a autarquia procedeu agora à elaboração de um projecto destinado ao repovoamento das manchas existentes. Mas concluiu-se que a operação de reposição de plantas seria mais eficaz se, simultaneamente, se fizesse uma limpeza do pinhal.

O local é um ponto de passagem para o rio Sabor, muito procurado no Verão, tanto pela população de Talhas como pelos habitantes das aldeias da outra margem do afluente do Douro, pertencentes aos concelhos de Mogadouro e Vimioso. E há muito tempo que os moradores daquela freguesia pretendiam que aquele espaço fosse transformado em parque de merendas. A ideia foi transmitida ao projectista pelo presidente da junta, António Martins, que sempre considerou aquele local como possuidor de "condições privilegiadas" para ser transformado em espaço de lazer, que pode ser usufruído no Outono e no Inverno pelos caçadores e no Verão pelos emigrantes que frequentam a praia fluvial. Além de mesas e bancos, o projecto contempla ainda a construção de um fontanário.

Os trabalhos de limpeza, repovoamento florestal e instalação do parque de merendas foram adjudicados por 12 mil contos a uma empresa de Macedo de Cavaleiros, que pensa iniciar a tarefa no início do próximo ano e, segundo António Martins, o projecto deverá estar concluído na Primavera.

Outra aspiração dos moradores de Talhas, extensiva aos habitantes das aldeias da outra margem do rio, como Matela, no concelho de Vimioso, e Sampaio e Azinhoso, ambas do município de Mogadouro, é a construção de um pontão sobre o Sabor, ficando Talhas a distar apenas 25 Kms de Mogadouro e a 35 Kms da sua sede de concelho, Macedo de Cavaleiros. Esta obra já no Verão passado foi objecto de discussão entre os presidentes das Câmaras de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vimioso.



PARTILHAR:

Melhor ambiente

Encontro dos Amigos das Furnas no Clube dos Pescadores