A Associação Douro Histórico, com sede em Sabrosa, anunciou ter apoiado com 3,5 milhões de euros 121 projectos nos 11 conce lhos durienses da sua área de intervenção. No âmbito do programa comunitário Leader+ que termina a sua intervenção no próximo ano, embora a conclusão das obras esteja prevista até finais de 2008, irá gastar mais dois milhões de euros, atingindo os os 5,5 milhões.

Segundo o ainda líder da Associação Douro Histórico, João Teixeira, autarca de Murça, que será substituído no cargo pelo presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, no próximo dia 11, \"entre os projectos apoiados estão a enoteca de Favaios e as Caves Vale do Rodo (Régua), a Bienal de Gravura do Douro, postos de venda de artesanato ou de enchidos, o bibliomóvel de Armamar, Tabuaço e Mesão Frio e várias casas de turis mo rural\".

O programa Leader+foi também utilizado para a requalificação urbanística de Armamar, Alijó, Murça, Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço ou S. João da Pesqueira, para a construção de parques infantis e para a Feira Medieval de Sabrosa.

\"Serão ainda aplicados cerca de 300 mil euros durante o próximo ano em projectos de turismo rural e publicações\", que terão de estar concretizados até 2008, acrescentou João Teixeira.

A Associação do Douro Histórico é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principais objectivos promover o de-senvolvimento das populações e contribuir para a conservação, valorização, estudo e divulgação dos bens culturais e do património público e privado.

A zona de intervenção abrange cerca de 1500 quilómetros quadrados e 99 452 habitantes, distribuídos por 129 freguesias dos concelhos de Alijó, Armamar, Lamego, Mesão Frio, Murça, Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço e Vila Real.



PARTILHAR:

Plano em elaboração

Motivos passionais