António Costa lançou em Bragança e Vila Real os primeiros dois de seis laboratórios colaborativos que pretendem aproximar a investigação do setor empresarial, frisando que é na inovação que está “a chave do futuro do país”.

 

No âmbito do Roteiro do Conhecimento e Inovação, que se iniciou na passada sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o Primeiro-Ministro visitou Trás-os-Montes com o intuito de inaugurar os primeiros dois de seis laboratórios colaborativos. No decorrer desta deslocação, na parte da manhã, António Costa foi o convidado de honra na apresentação pública da constituição do Laboratório Colaborativo MORE, Montanhas de Investigação, tendo tido, ainda, oportunidade de se inteirar das iniciativas e projetos de inovação e transferência de tecnologia do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O programa do Primeiro-Ministro teve início pelas 10h30 com uma visita à empresa CATRAPORT com o objetivo de mostrar a vitalidade do setor secundário que se está a instalar na região trnsmontana e que tem apostado na inovação e na investigação aplicada. A empresa, que tem uma parceria estratégica com o IPB para as áreas de transformação da produção e digitalização industrial, criou, também, um Centro de Desenvolvimento em Engenharia no Brigantia EcoPark.

Já passava das 11h15 quando a comitiva liderada por António Costa visitou o Centro de Investigação de Montanha, onde decorreu a apresentação da agenda de inovação para as regiões de montanha mediterrânica. Depois do meio-dia, o anfitrião da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, recebeu no Brigantia EcoPark o Primeiro-Ministro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Secretária de Estado Adjunta, Mariana Vieira da Silva, entre outras individualidades e empresários. No mesmo espaço, a comitiva ficou a conhecer a Demola Norte Portugal, uma plataforma de co-criação entre alunos e empresas para desafios de inovação.

Após a visita ao espaço que funciona como uma incubadora de empresas, Hernâni Dias discursou perante uma sala lotada garantindo estar consciente “de que a investigação constitui um importante fermento no desenvolvimento da região e do país e que essa mais valia traz benefícios às empresas. O Instituto Politécnico de Bragança, a Câmara Municipal de Bragança e o tecido empresarial da região têm sido capazes de construir um caminho de sucesso, tanto que somos o 16º concelho mais exportador da região Norte”. Palavras do edil brigantino, que aproveitou para destacar a importância do Laboratório Colaborativo MORE – Montanhas de Investigação, durante a cerimónia da sua apresentação pública e da assinatura da declaração bilateral entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Laboratório Colaborativo MORE.

António Costa ouviu atentamente Hernâni Dias pedir um estatuto da interioridade para estes territórios, um estatuto que contemple benefícios fiscais às empresas, a melhoria das acessibilidades rodoviárias, o apoio às produções locais e residentes, entre outras medidas de extrema relevância para um interior cada vez mais despovoado. O autarca exigiu, também, que a política de distribuição dos fundos comunitários providencie garantias de que o interior tem, efetivamente, direito aos fundos que lhe pertencem e que estes não sejam canalizados para outras regiões como tão frequentemente acontece. O presidente da câmara aproveitou, ainda, o anúncio feito recentemente pelo Governo de até 2030 nove em cada dez portugueses terem acesso à Internet, para lembrar que nesta região de Bragança há zonas onde este serviço ainda não existe.

Terminada a assinatura da declaração bilateral entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Laboratório Colaborativo MORE no Brigantia Ecopark, onde decorreu, em paralelo, ao longo de toda a manhã, o Encontro Transfronteiriço de Empresários de Bragança e de Zamora e que reuniu cerca de 50 pessoas, foi a vez de António Costa defender que é na inovação que está "a chave do futuro do país" e que "o grande potencial de crescimento não está nas zonas mais desenvolvidas", mas nas zonas de fronteira que o país "desvalorizou irracionalmente ao longo de décadas e décadas".

 

O primeiro-ministro lançou em Bragança e Vila Real dois laboratórios colaborativos que juntam a investigação e o setor empresarial, naquele que é “um exemplo de como as regiões periféricas podem ganhar uma nova centralidade”.

 

No seu discurso, o chefe do Governo considerou que "um dos maiores erros que o país cometeu ao longo dos anos foi olhar para as regiões de fronteira designando-as de interior", aproveitando o facto de estar em Bragança para referir que a cidade terá uma estação espanhola do comboio de alta velocidade somente a 30 quilómetros e para questionar o conceito de centralidade. "Quando Bragança está a 30 quilómetros do TGV espanhol e Lisboa está a mais de 400 quilómetros do TGV, nós perguntamo-nos : mas quem é que tem a posição mais central?", questionou. António Costa insistiu que Portugal tem de se virar para o mercado ibérico de 60 milhões de habitantes e perguntou como é possível existirem empresas junto à fronteira que "exportam para os sítios mais diversos do mundo e não exportam para 100 quilómetros de distância".

Finalizado o programa em Bragança e após o almoço que teve lugar no Brigantia EcoPark foi a vez da comitiva liderada por António Costa dirigir-se para Vila Real, onde inaugurou o segundo laboratório colaborativo, “Vines & Wines”, dedicado à vinha e ao vinho e que irá ajudar a “aumentar o volume e o valor do vinho do Porto no mercado mundial e combater as alterações climáticas”. Este segundo laboratório, instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), irá trabalhar com a Região Demarcada do Douro, num projeto que tem como entidade promotora a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

Para além da cerimónia de assinatura do protocolo entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o laboratório colaborativo "Vines & Wines", António Costa procedeu, ainda, à inauguração da Escola Superior de Saúde da UTAD, que agregou a Escola de Enfermagem. Trata-se, de acordo com a academia transmontana, de "uma nova infraestrutura que dá continuidade à capacitação e requalificação do campus na área da saúde e das ciências do desporto".

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EMhttp://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/1o-ministro-em-braganca

 



PARTILHAR:

Novo comboio do Tua já tem autorização mas ainda não foi testado

Bloco de Esquerda lamenta intransigência dos CTT que fecharam loja