A 13ª edição do Raid Aéreo do Noroeste Ibérico integra o Festival Aéreo de Bragança que promove durante dois dias corridas de drones, balão de ar quente, acrobacias, aeromodelismo e caças F-16 da Força Aérea.

 

É já este fim de semana, dias 3 e 4 de setembro, que Bragança irá acolher o festival aéreo Fly-in Careto AirShow. E porquê os Caretos? “Queríamos associar o nome do festival a algo alusivo a Trás-os-Montes e optámos então, por unanimidade, decidir que, a partir de agora, o nome do festival fosse Careto Airshow”, respondeu o responsável máximo pelo evento, Nuno Miguel Fernandes.

Serão dois dias intensos em que todas as cabeças do nordeste transmontano, sem exceção, estarão viradas para o céu. E se sábado, o objetivo será o de aproximar a comunidade brigantina num contato direto e exclusivo com algumas atividades do festival a terem lugar no centro histórico, já no domingo, o dia será dedicado aos batismos de voo e à imagem de marca deste festival, o Raid Aéreo do Noroeste Ibérico que, na sua 13ª edição trará ao Aeródromo Municipal de Bragança 70 aeronaves ligeiras e ultra-leves e, sensivelmente, 160 pilotos portugueses e espanhóis. 

“No dia 3 nós achámos por bem levar a aviação à cidade de Bragança e então iremos ter na Praça Camões uma corrida de drones que é uma novidade e um balão de ar quente”, continuou a explicar o diretor do Fly-In Careto Airshow e vice-presidente do Aeroclube de Bragança, que em parceria com o Aeroclube de Leon, organiza o festival.

Procurando ser sempre uma instituição benemérita, o Aeroclube de Bragança lançou o convite como, de resto, é habitual todos os anos, a várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com o intuito dos seus utentes poderem concretizar o sonho de realizarem batismos de voo. Nesta edição, o destaque merecido vai para uma senhora da Obra Social Padre Miguel que celebrou o seu aniversário no passado mês de agosto e que terá o privilégio de voar pela primeira vez em 100 anos de vida. A centenária que irá rasgar os céus nordestinos recebeu como prenda um batismo de voo marcado para as 16h30 desta tarde de domingo.

“Soubemos que havia uma senhora que fazia 100 anos no mês de agosto e decidimos presenteá-la com uma batismo de voo já que ela confessou-nos que nunca tinha voado, mas que gostaria muito de experimentar”, recordou Nuno Miguel Fernandes, em conversa com o Diário de Trás-os-Montes. 

A empresa que explora os voos entre Bragança e vários outros pontos do continente, a Aerovip, quis unir-se ao Aeroclube de Bragança nesta iniciativa e disponibilizará o avião de 19 lugares para o batismo de voo de Maria das Dores e de vários utentes de outras instituições da região.

No total, serão, pelo menos, cinco os voos promovidos pela Aerovip, que multiplicados pelos 19 lugares do avião, contabilizam, quase, 100 batismos de voo. “Entre os convidados, haverá idosos, deficientes, pessoas que nunca voaram e que, algumas, de outra forma, nunca teriam essa possibilidade, até porque foram distribuídos cerca de três convites por cada IPSS de Bragança”, revelou o responsável, antecipando que este será o maior e mais ambicioso evento do género a ter lugar na região transmontana.

Para além do Aeroclube de Bragança, do Aeroclube de Leon e da Aerovip, na organização deste festival que pretende ser uma referência regional, nacional e inclusive internacional, dada a presença massiva de “nuestros hermanos”, uniram esforços conjuntos de coordenação a autarquia brigantina e a Associação Portuguesa de Ultra-leves. 

Para além dos batismos de voo, do espetáculo de acrobacias, das demonstrações de aeromodelismo e de voo de Planadores, a Força Aérea também marcará presença nesta iniciativa anual com diversas passagens dos caças F-16 pelos céus brigantinos, encerrando o festival em grande estilo com o XIII Raid Aéreo do Noroeste Ibérico.
 

 

PROGRAMA

 

Dia 3 de setembro.

 

Praça Camões:

A partir das 10h00: Treinos para a corrida de drones | Balão

A partir das 14h00: Corrida de drones | Balão
 

 

Dia 4 de setembro.

 

Aeródromo Municipal de Bragança:

11h00: Missa

A partir das 14h00: Show aéreo e acrobacias | Balão
 

 

FOTOGRAFIAS: Aeroclube de Bragança


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Câmara de Vila Real ajuda 54 famílias a pagar a renda de casa

Congresso de Vilar de Perdizes é motor de progresso há 30 anos