A presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, Beatriz de Lurdes Fernandes, recebeu a medalha "Pro Ecclesia et Pontifice" (Pela Igreja e pelo Papa) atribuída pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

 

A Catedral de Bragança foi o altar eclesiástico onde a presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda foi condecorada este sábado, dia 2 de junho, com a medalha "Pro Ecclesia et Pontifice" que, traduzido do latim, significa Pela Igreja e pelo Papa.

Substancialmente emocionada e honrada pela distinção, até porque esta é a medalha de valor mais elevado que pode ser dada a uma pessoa laica pelo Santo Padre, Beatriz de Lurdes Fernandes agradeceu todo o apoio que recebeu ao longo de mais de três décadas ao serviço da caridade e dos mais necessitados.

É importante salientar que a medalha Pro Ecclesia et Pontifice, também conhecida como Cruz de Honra, é uma ordem honorífica da Igreja Católica Romana criada pelo Papa Leão XIII a 17 de julho de 1888 com o intuito de comemorar o seu jubileu de ouro, Originalmente, tamanha distinção era dada, exclusivamente, àqueles que contribuíram para o sucesso do jubileu e da Exposição do Vaticano. No entanto, atualmente, é atribuída pelo Papa Francisco a clérigos e leigos que prestem serviços de extrema relevância à Igreja.

Já no final da Eucaristia, que assinalou o encerramento do ciclo letivo das crianças do Jardim de Infância da Cáritas, o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, em representação do Sumo Pontífice, procedeu ao momento solene em que agraciou Beatriz de Lurdes Fernandes. “Em reconhecimento pela lealdade, serviço à Igreja e consagração da sua vida à caridade e ao bem, o Papa Francisco quis connosco dar graças a Deus, atribuindo à senhora Beatriz a condecoração Pro Ecclesia et Pontifice”, proferiu D. José Cordeiro, num gesto de aclamação a uma vida e obra de trinta anos ao serviço dos desafortunados e em prol dos mais carenciados.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Apresentadas conclusões de dois estudos centrados no Douro

Vinhais na “pole position” nacional do combate aos fogos florestais