O estágio de preparação para a Liga Mundial que a Selecção Nacional de Seniores Masculinos está a efectuar em Vila Flor, vila do distrito de Bragança que recebeu já competições nacionais de Voleibol, merece os elogios da equipa técnica nacional, pela voz de Hugo Silva.

"Este ano usufruímos de umas condições de trabalho que há muito não tínhamos. Primeiro, porque temos um mês e meio de preparação, o que é fulcral quando queremos consolidar processos e ter níveis físicos e técnico-tácticos nos melhores patamares possíveis. Recordo que no ano passado tivemos apenas uma semana antes do primeiro jogo.

Outra vantagem é que não temos a pressão das vitórias, uma vez que já estamos apurados para a Final Four.

Acrescente-se ainda os três jogos de preparação com a Bélgica, que vão servir de barómetro ao trabalho de todos. A juntar a tudo isto, as condições que nos proporcionam aqui, em Vila Flor, são as melhores quando se trata de uma concentração intensa e exaustiva como a que nós queremos.

Penso que estão reunidas as melhores condições para se fazer o melhor que está ao nosso alcance", considera o treinador nacional.

No âmbito do seu plano de preparação para a Liga Mundial 2016, a Selecção Nacional vai defrontar a Bélgica nos dias 3, 4 e 5 de Junho.

"Os jogos com a Bélgica servem, como é óbvio, para revelar o resultado do trabalho, mas em formato competitivo e com uma selecção belga que joga no Grupo 1 da Liga Mundial e que será um forte teste às nossas ambições.

Vamos querer mostrar que Portugal é uma selecção a ter em conta na conquista da Final Four da Liga Mundial. E acredito que com este trabalho e uma dose forte de carácter e ambição podemos conseguir.

Continuo a achar que muitos dos nossos problemas residem nas nossas cabeças e de uma vez por todas temos de perceber que na «guerra ou dás ou levas», pelo que nas nossas cabeças só pode haver espaço para vitória nas batalhas que tivermos pela frente", salienta Hugo Silva, recordando:
"Antes do início da Liga Mundial de 2015, eu disse que a Bélgica era uma das cinco melhores equipas da Europa e a verdade é que a Liga Mundial que fez, a Poule que venceu, provou isso mesmo.

Hoje, a Bélgica está no Grupo 1 e marca presença nas finais de europeus e mundiais. É uma equipa que, apesar da sua juventude, tem um talento enorme, com jogadores, de todos os sectores, a jogar nos principais campeonatos mundiais. Destaco, como é óbvio, o seu zona 4 (Deroo), o central (Verhees), bem como o oposto (Van Walle), que são jogadores capazes de desequilibrar qualquer jogo tal é o seu talento e potencial individual.

No ano passado, fizemos, na sua maioria, jogos equilibrados com eles, mesmo dentro das muitas condicionantes que fomos tendo, e acredito que este ano será ainda melhor".

A Selecção Nacional parte para Bruxelas no dia 2 de Junho (quinta-feira), defrontando a Bélgica na cidade de Kortrijk e regressando ao nosso País no dia 6 de Junho (Porto, 8h15).

Programa
2 de Junho – Viagem Porto / Bruxelas (9h05/12h25, Voo VY 8963)
3 de Junho – 1.º Jogo Bélgica x Portugal (19h00 locais)
4 de Junho – 2.º Jogo Bélgica x Portugal (18h00 locais)
5 de Junho – 3.º Jogo Bélgica x Portugal (16h00 locais)
6 de Junho – Viagem Bruxelas / Porto (6h45/8h15, Voo VY 8962)

Como organizador, Portugal está já apurado para a Final Four da Liga Mundial 2016, que acolhe nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Até lá, a Selecção Nacional vai disputar a Fase Intercontinental, participando nas seguintes poules:
Poule J – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia. Na Turquia (Izmir), de 17 a 19 de Junho de 2016.
Poule O – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal. No Canadá (Saskatoon), de 24 a 26 de Junho de 2016.
Poule R – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba. Na Finlândia (Tampere), de 1 a 3 de Julho de 2016.

A Final Four será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados na Fase Intercontinental.



PARTILHAR:

Dois alunos da pior escola do ranking ganham concurso de Matemática na UTAD

Grande lista de inscritos para a 3ª prova a 5 de junho