A antiga fortificação remonta à era pré-romana e tinha como função defender um enorme povoado existente no local

A abertura do procedimento para classificação de um povoado fortificado da Idade do Ferro em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, foi hoje publicada em Diário da República (DR).

A proposta de classificação parte da Direção Regional de Cultura do Norte, indica o DR.

Segundo uma equipa de investigadores da Universidade do Minho (UM), a antiga fortificação remonta à era pré-romana e tinha como função defender um enorme povoado existente no local onde, durante cerca de três anos, foram realizadas sondagens arqueológicas para melhor se perceber a ocupação do local.

A fortificação tinha como objetivo defender uma comunidade rural que existiu junto a Vilarinho dos Galegos, numa área sobranceira ao rio Douro com mais de 2.500 anos.

De acordo com os investigadores da UM, pouco se sabia da história relacionada com a fortificação, que é a primeira de um conjunto de duas ou três que vão ser alvo de investigação nos próximos anos no concelho de Mogadouro.

O castro de Vilarinho dos Galegos faz parte da Rota dos Castros e Berrões, conjuntamente com outras fortificações peninsulares da região de Salamanca, Ávila, Miranda do Douro e Penafiel.
Lusa, Foto: Rogério Santos



PARTILHAR:

Interior visto pelo Governo como “uma zona de oportunidade”

Urgência de Bragança com tempos de espera abaixo da média