A Polícia Judiciária anunciou hoje, terça-feira, a detenção do presumível autor de dois incêndios que consumiram dezenas de hectares de floresta em Ribeira de Pena.

A detenção foi efectuada pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real que, desde o início do ano, já deteve seis suspeitos de fogo posto.

Em comunicado emitido terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) refere que o homem de 35 anos é o alegado autor de dois fogos que deflagraram a 24 de Julho em florestas da zona de Ribeira de Pena, sendo ainda suspeito de outros fogos, que terão ocorrido em anos anteriores.

O detido possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e, segundo a PJ, poderá sofrer de perturbação psicológica, será ainda alcoólico e vive em ambiente degradado.

O arguido, sem profissão, \"utilizaria um isqueiro para lançar as chamas, por deslumbramento e prazer em ver o fogo alastrar\".

Os incêndios em causa consumiram várias dezenas de hectares de povoamento de pinheiros, eucaliptos e castanheiros, tendo colocado em perigo área florestal ainda mais extensa.

No combate às chamas estiverem várias corporações de bombeiros, elementos dos serviços florestais e de forças policiais, populares da zona e meios aéreos.

O detido vai ser presente hoje a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.



PARTILHAR:

Diz o Ministério

Depois de dois anos de quedas