O “Porca de Murça” tinto ocupa a 39.ª posição na lista dos 100 melhores vinhos do Mundo e é o vinho mais acessível entre todos, com um preço de venda ao público recomendado de 2,99 euros.
 

A mais aguardada lista mundial de vinhos com origem nos Estados Unidos da América e elaborada pela Wine Spectator, foi divulgada a semana passada. O “Porca de Murça” tinto da colheita de 2013 volta a destacar-se como um dos 100 melhores vinhos do mundo ao ocupar a 39.ª posição do “Top 100 Wines of 2015”. Para além disso, é o vinho mais acessível da safra dos 100 eleitos com um preço de venda ao público recomendado de 2,99 euros. Um fator que reafirma a qualidade deste precioso néctar da Real Companhia Velha, associada a um excelente preço. O editor e provador dos vinhos portugueses Kim Marcus afirma mesmo que este é um vinho para beber já ou até 2020.
Para vigorarem nesta pequena lista da prestigiada publicação norte-americana, os 100 eleitos tiveram que passar por uma criteriosa seleção por parte do grupo de provadores da revista “Wine Spectator”. A classificação é apenas um dos critérios e só os vinhos da categoria “Outstanding”, ou seja, com 90 ou mais pontos, passam à fase seguinte. A qualidade, o preço, a disponibilidade, a relação custo-benefício e o ser considerado um vinho “excitement” completam a lista de parâmetros.
Aliado aos 90 pontos, o fato do vinho “Porca de Murça tinto 2013” custar 10 dólares a garrafa, preço nos Estados Unidos da América, quando a média dos 100 ronda os 47 dólares, e ter uma produção de cerca de 250 mil garrafas pesou na sua escolha. Um vinho comercial e de volume com a assinatura enológica de Jorge Moreira e a chancela de qualidade da Real Companhia Velha.
Recorde-se que, em julho, a prestigiada revista norte-americana já tinha dado um grande destaque a este vinho ao atribuir-lhe 90 pontos. Uma performance que lhe valeu o selo de “Best Value” e a eleição de “Wine of the Week” ou Vinho da Semana. "Um triplo reconhecimento com particular relevo porque nos últimos seis meses e no universo de “Vinhos até 10 dólares” foi o único vinho europeu a conseguir esse feito", destacou o presidente da Real Companhia Velha, Pedro Silva Reis.



PARTILHAR:

Investigadores apelam ao combate à vespa asiática

UTAD dá formação em exame inicial de caça selvagem