Em Pitões das Júnias, aldeia do concelho de Montalegre, realizou-se a 5ª edição do “Magusto Celta”. Esta iniciativa contou com centenas de visitantes em atividades culturais, como o batismo celta, o pregão do magusto e a despedida do Verão.

Uma jornada recheada de tradição que deixou os forasteiros maravilhados. De passagem obrigatória, o forno do povo, onde não faltou o típico pão centeio e outros produtos locais.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira, sublinhou que Pitões das Júnias «habituou-nos a uma imagem mais rústica e antiga das nossas tradições porque as pessoas são diferentes e a junta de freguesia alimenta essa raiz» em seguimento, o autarca lembra que o São Martinho é uma festa popular que se celebra nas varias aldeias do concelho onde «em cada uma delas há uma identidade única». David Teixeira, acrescenta ainda que Pitões de Júnias, «é marcada pela cultura celta» sendo um atrativo constante ao turismo.

PROCURA CONSTANTE

Para Lúcia Jorge, presidente da junta de freguesia de Pitões das Júnias, esta atividade tradicional já ganhou participantes fiéis que «reservam alojamento com um ano de antecedência e a adesão faz com que as reservas se estendam até à sede do concelho». A «interação com a cultura e a população local» continua a ser o objetivo de uma jornada marcada por «muita alegria, festa e convívio», concluiu.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Família hospitalizada por intoxicação com uma braseira

Tribunal de Vila Real julga dois arguidos por tráfico de pessoas