O complexo de piscinas situado na Quinta do Rebentão, em Vila Nova de Veiga, que custou mais de 320 mil contos, já está concluído. Apenas faltam alguns arranjos nas zonas verdes e no seu envolvente.

Mas, apesar disso, a população flaviense não as poderá usar este ano. O actual executivo, do PSD, eleito em Dezembro passado, assegura que tinha intenção de terminar os trabalhos e de abrir o complexo recreativo no início deste Verão. Mas, entretanto, diz ter descoberto que, afinal, não há água suficiente para o normal funcionamento das piscinas. E acusa os socialistas de se terem \\"esquecido\\" do mais importante: a água para que tudo possa funcionar. E o vereador Carlos França dá detalhes: \\"A captação que existe é de 28 metros cúbicos (m3) por dia. Mas, só para regar, a relva são necessários, no mínimo 90m3 de água por dia\\".

Depois há os nove filtros por onde constantemente passa a água dos tanques. E que, em média, poderão consumir 82m3 de água por dia. Para os banhos de chuveiro das previstas 700 pessoas que usarão as piscinas diariamente são necessários, ainda segundo Carlos França, mais 70m3 de água.

Depois há ainda a água necessária para encher os três tanques das piscinas, que é a mesma durante uma temporada. \\"Está visto que a água que encontrámos disponível não permite o funcionamento das piscinas\\", diz Carlos França, sem, no entanto, querer atribuir culpas a ninguém, pois \\"nestas situações entra-se no jogo do empurra e ninguém assume responsabilidades. Pelo que a culpa morre sempre solteira\\", diz o vereador do PSD. Mas, logo a seguir, atira: \\"Neste caso, talvez com a ânsia de apressar a obra, ninguém parou para pensar na questão da água\\".

Para resolver a situação, a Câmara já fez uma nova captação de água, que armazenará num açude com capacidade de 15.000m3 que está a ser construído numa zona elevada da quinta, a sul do complexo de piscinas. E está já a fazer as necessárias canalizações para os depósitos que já existiam e outros que entretanto colocou na quinta.

Mas, até que todas as obras se concluam, o Verão chega ao fim. Pelo que só para o ano é que os flavienses poderão usufruir das suas piscinas.

\\"Táctica política\\"

Altamiro Claro, actual vereador socialista e anterior presidente da autarquia, confrontado com problemas levantados pela Câmara, nega que não haja água para que não se possam abrir as piscinas já este Verão. \\"Há água para as piscinas. Se faltasse alguma seria para a rega das zonas verdes. Agora os responsáveis do PSD é que vão fazer tudo para que as piscinas não abram este ano. Mas isso não é por falta de água, mas por razões de táctica política e partidária\\", diz o vereador do PS. E \\"esclarece\\": \\"é que se o PSD abrisse agora as piscinas, a população iria lembrar-se de que a obra é nossa [da Câmara socialista anterior]. Por isso adiam a abertura para o ano, na esperança que a obra lhes seja atribuída a eles\\".

Altamiro Claro apenas admite que poderia não haver água suficiente para a rega da relva. \\"Mas, então, de Dezembro até agora, os responsáveis da Câmara andaram a dormir? Não tiveram tempo de tratar do pormenor?\\", pergunta o vereador da oposição.

Altamiro nega ainda que sejam necessários 90m3 de água para regar as zonas verdes, como prevê Carlos França. E diz que para o consumo dos filtros, a água disponível no depósito já existe seria suficiente. Depois, como 2prova definitiva\\" em como existe no local água suficiente para pÎr as piscinas a funcionar, Altamiro Claro remata: \\"O açude que agora estão a construir, segundo o que ficou registado na acta da reunião da Câmara de 3 de Junho passado, é para armazenamento de água para rega [da relva]. Logo, são os próprios responsáveis do PSD que ali admitem que, para as piscinas, já não é preciso mais água\\".



PARTILHAR:

Robert Silva, chefe da Polícia de Reading, Massachusetts

Mandato terminou no passado dia 7