Situado no «Coração da Região Demarcada do Douro» é ladeado pelos rios Douro e Pinhão, encontrando-se na rota do Vinho do Porto conhecido como berço do Vinho do Porto.

Elevada a Freguesia em 1933, foi pioneira na rede eléctrica e iluminação pública, sendo a primeira freguesia de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada.

Devido à sua situação geográfica, Pinhão tornou-se um importante entreposto comercial, sobretudo para o transporte do Vinho do Porto, primeiro em Barcos Rabelos, depois em vagões pela Linha do Douro e finalmente em camiões cisterna, o que permitiu a esta localidade um rápido desenvolvimento, alcançando o estatuto de centro económico geográfico da Região demarcada do Vinho do Porto.

Hoje, o Pinhão, visando essencialmente o comércio e o turismo, o Cais do Pinhão é um dos principais do Rio Douro, trazendo milhares de Turistas a esta terra, estes turistas que chegam pelo rio, pelo comboio ou de automóvel, usa os serviços dos CTT, devido a sua localização.

Tudo isto é passado, Pinhão esta ao Abandono sem Futuro, para que os discursos de que vale a pena investir no interior!!!,

Fecham as Escolas e agora os CTT!!!!,
Que Futuro vai ter esta Terra?,

Que imagem damos a quem nos visita, para que pagar impostos!!!,
Portugal é só o litoral, onde está o Poder Local!!! ??
Deixo aqui alguns números e exemplos de actividades que usam os serviços dos CTT, não só prejudica o Pinhão como toda esta gente, dando uma péssima imagem ao turismo, mais um obstáculo ao desenvolvimento, que futuro para quem esta a investir nesta terra, relembro que o sector do Vinho do Porto e do Turismo é um dos mais importantes para este pais, não é de certeza desta maneira que se promove.
A Estação dos CTT tem edifício próprio, foi remodelada recentemente.



PARTILHAR:

Medicamentos e refeições

Com o lancamento de duplo CD