Até ao final do mês, a vila de Freixo de Espada à Cinta é palco de uma exposição inédita de artigos de cerâmica sanitária. Ao todo são mais de 1250 penicos oriundos dos quatro cantos do mundo, desde o Alasca ao Oriente passando pela Europa, que estão expostos no auditório municipal.

José Maria Ortiz, um cidadão castelhano, proprietário desta colecção, começou a recolher os objectos em 1980. Passados mais de 20 anos conseguiu catalogar mais de 2 mil penicos, que vão desde o século XI até 1960.
As matérias-primas utilizadas na construção dos urinóis vão desde o ouro, à platina, passando pela prata, cobre, cerâmica ou madeira.
Esta exposição já percorreu as principais cidades espanholas, tendo recebido bastantes elogios do público e da crítica do país vizinho.
Dado que a mostra está em Portugal pela primeira vez, a organização da exposição está convicta de que a vila vai atrair muitos visitantes. E, se existirem dúvidas convém lembrar que a vila manuelina acolhe o maior penico do mundo, um objecto de grandes dimensões feito em cobre, que faz com que a exposição não passa despercebida.
Recorde-se que esta colecção particular é considerada "a segunda maior da Europa" pelo que o proprietário está a reunir o maior número de penicos possíveis no sentido da colecção continuar a figurar no "Livro dos Recordes".
Segundo José Maria Ortiz, o penico "é um objecto de arte, que faz parte da natureza do ser humano no dia a dia". Os seus utilizadores "vão desde o cidadão anónimo até as cúpulas da igreja, da política e cultura, entre outros sectores da vida social", salientou o coleccionador.
Para Edgar Gata, autarca local, esta exposição "é única e surpreendente, mas só vista no local é que se poderá ter a noção do seu valor histórico e cultural". Fica o convite.



PARTILHAR:

Reforma das florestas

Hidróxido fatal