O concelho de Vimioso quer fomentar o turismo de natureza, passando a oferecer, a partir de Março, o PINTA – Parque Ibérico Natureza, Turismo e Aventura.

Este novo equipamento, no qual se investiu um milhão de euros “vai permitir dar início a diversas actividades ligadas ao turismo da natureza e ao turismo de aventura” naquele território junto ao rio Angueira e à fronteira luso-espanhola das Três Marras, de acordo com o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, em declarações à agência Lusa.

O projecto do parque Ibérico contou com a aprovação de uma candidatura a fundos do Portugal 2020, no montante de 250 mil euros.

Foram criadas diversas estruturas de apoio, nomeadamente portas de entrada, com centros de interpretação ambiental, centro de acolhimento a visitantes, postos de venda de produtos locais e espaços dedicados à promoção e educação ambiental.

A par desta aposta na conservação, o projecto valoriza também as características da fauna, flora, paisagem, o património edificado e, sobretudo, os valores, usos, costumes, e práticas produtivas que caracterizam a economia local, apostando na reconstrução das casas tradicionais e aproveitando as técnicas de construção ancestrais para fazer esse trabalho.

Ao longo do percurso do rio Angueira, estão a ser criadas zonas de lazer, piscinas naturais e espaços de aventura. Os burros mirandeses, sempre motivo de atracção turística, vão estar presentes neste espaço, segundo a autarquia.



PARTILHAR:

O Vitória de Guimarães recebe o Chaves no dia 1 de março

Valorizar o rio Tâmega como eixo vertebrado do território