O Papa Francisco assinalou os 50 anos de ordenação sacerdotal do bispo de Vila Real, com uma carta em que destaca a missão desempenhada por D. Amândio Tomás ao longo do seu ministério.

“Dado que, como sabemos, cumpriste, obedientemente, o sagrado ministério, com são e diligente zelo, desejamos aproveitar a ocasião, para Te felicitar, pelos fecundos trabalhos, suportados, com o ardor e recordar, sobretudo, os momentos do Teu apostolado”, escreve o Papa argentino, numa missiva publicada na página online da Diocese de Vila Real.

D. Amândio Tomás foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1967, durante a celebração da solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

O momento teve lugar na capela do seminário diocesano de Vila Real, precisamente a região onde nasceu.

D. Amândio Tomás nasceu em Cimo de Vila da Castanheira (Chaves), em 23 de abril de1943, e é o mais velho de cinco irmãos; entre 1955 e 1967, estudou Humanidades, Filosofia e Teologia, no seminário diocesano em Vila Real.

Depois da sua ordenação sacerdotal, na altura o ainda padre Amândio Tomás foi para Roma para estudar Teologia Dogmática, na Universidade Pontifícia Gregoriana.

Concluída a sua licenciatura, o sacerdote voltou a Portugal durante alguns anos, e desempenhou a missão de professor na Diocese de Lamego, tendo sido docente por exemplo, do atual bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

Em 1976, voltou a Roma para estudar Ciências Bíblicas, no Pontifico Instituto Bíblico, tendo sido nomeado vice-reitor do Colégio Pontifício Português e depois reitor da instituição, funções que desempenhou entre 1982 e 2001.

D. Amândio Tomás foi então nomeado bispo auxiliar de Évora, pelo Papa João Paulo II, cargo que desempenhou até 2008 quando passou a bispo coadjutor de Vila Real.

Três anos mais tarde, em 2011, assumiria o cargo de bispo de Vila Real, substituindo na altura D. Joaquim Gonçalves.

Na carta que enviou a D. Amândio Tomás, o Papa Francisco recordou a forma como o prelado “assumiu a missão do governo” da Diocese de Vila Real, “como Pastor”.

“Com o apreço de todos, com constante trabalho e grande solicitude, acabaste por realizar uma obra apostólica frutuosa, no muito conhecido contexto adverso duma contínua emigração e envelhecimento dos cidadãos”, destacou o Papa argentino.

D. Amândio Tomás celebrou esta terça-feira as bodas de ouro de ordenação sacerdotal com uma Eucaristia na Sé de Vila Real.

Esta sexta-feira, dia 18, a mesma catedral recebe um concerto do órgão sinfónico, com o organista dinamarquês Jakob Lorentzen, a partir das 21h00.
JCP/Agência Ecclesia



PARTILHAR:

Não é assim tão difícil criar uma loja online completa

Tribunal rejeita candidaturas independentes a três freguesias