Construção do “Canil/Gatil” orçado em 190 mil euros e atividade de ciência "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental" com um orçamento de 30 mil euros foram as propostas com maior votação do Orçamento Participativo flaviense.

 

A construção do “Canil/Gatil da Associação dos Amigos dos Animais” e a realização da atividade de ciência "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental" foram os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2016.

A primeira proposta, pertencente à Componente 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos, venceu com 1043 votos. Uma diferença de mais 558 votos da proposta que ficou em segundo lugar na mesma componente, com 485 votos.

A segunda proposta, pertencente à Componente 2 - Promoção e Dinamização – Projetos de Âmbito Cultural e Desportivo, venceu com 133 votações, mais 17 votos do que a proposta que ficou em segundo lugar nesta componente, com 116 votos.

Durante a fase de votação, que decorreu entre 15 de setembro e 17 de outubro, foram sufragadas pelos cidadãos 16 propostas, 10 propostas na Componente 1 e 5 propostas na Componente 2. A Componente 1 contou com um total de 2217 votos, dos quais 2098 votos digitais e 119 votos em papel, enquanto a Componente 2 contou com 455 votações, dos quais 340 votos digitais e 115 votos em papel.

As duas propostas vencedoras pertencem a Milena Melo – “Canil/Gatil da Associação dos Amigos dos Animais” e Matilde Neves – “O Planeta Flavius na Galáxia Experimental – Atividades de ciência para alunos do Concelho”.

O projeto da construção do Canil/Gatil foi orçado em 190 mil euros e tem por finalidade a “construção de um novo albergue para animais errantes, com todas as infraestruturas necessárias para o seu bom funcionamento, que ficará localizado na freguesia de Bustelo, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Chaves”.

A atividade "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental” com um orçamento previsto de 30 mil euros prevê “um conjunto de atividades ligadas à ciência experimental, que durante 2/3 semanas estarão abertas à participação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, com a colaboração e dinamização dos alunos do ensino secundário. O objetivo, de acordo com a autarquia, é despertar nas crianças o saber experimental e o gosto pelas ciências, alertando para questões ambientais e desenvolvimento sustentável”,  

A edilidade destaca a elevava participação dos munícipes nesta terceira edição do Orçamento Participativo de Chaves com mais do dobro dos votos da edição de 2015, garantindo que pretende continuar a realizar esta iniciativa com o intuito de “dar voz aos cidadãos que, de forma responsável, pretendam desempenhar um papel ativo nos destinos da sua cidade”. 

 

Fotografia: http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/search/label/Chaves

 



PARTILHAR:

Hipermercado de Vila Flor oferece equipamentos aos Bombeiros

XX Castmonte, Feira da Castanha de 4 a 6 Nov.