Os vereadores da oposição viram concretizada, na segunda-feira, uma aspiração antiga com a atribuição de um gabinete por parte do presidente social-democrata para trabalharem na Câmara de Bragança, divulgou o Partido Socialista (PS).

Os dois vereadores do PS, Nuno Moreno e Graça Patrício, ficaram a saber, na reunião de Câmara de segunda-feira, que têm agora disponível um gabinete de trabalho com as condições para atendimento aos munícipes, segundo informação disponibilizada pela concelhia socialista de Bragança, num comunicado assinado pelo presidente, André Novo.

Esta era uma reivindicação antiga da oposição e a disponibilização do gabinete surge depois de a comunicação social ter feito eco das queixas dos dois eleitos do PS, que, ao contrário dos cinco vereadores da maioria do PSD, não têm pelouros atribuídos, nem um espaço de trabalho e atendimento ao público na Câmara de Bragança.

Os socialistas têm criticado o presidente social-democrata, Hernâni Dias, pela forma como trata o direito de oposição e uma das críticas que lhe dirigiam era "a falta de atribuição à vereação do PS de um gabinete próprio e dos meios de trabalho indispensáveis à sua atividade, em condições idênticas aos gabinetes dos restantes vereadores".

Os eleitos do PS sustentavam que se trata de "um direito vertido em lei" e na última reunião de Câmara ficaram a saber que a ambição foi concretizada.

Segundo o PS, O Presidente da Câmara transmitiu que, desde segunda-feira, "se encontrava atribuído e disponível um gabinete de trabalho, equipado com respetivo material e com acesso aos serviços de secretaria e demais recursos necessários, com horário de atendimento aos munícipes".

"A decisão do senhor presidente da Câmara vem, assim, dar razão ao PS", enfatiza a concelhia socialista.

A oposição lamenta que "tal tomada de posição venha com cinco anos de atraso", mas sublinha que, "não obstante tardia, mas efetivamente materializada, é com satisfação e apreço que o PS e em particular os seus vereadores registam esta tomada de posição".

"Mais vale tarde que nunca", acrescenta.

O PS nota ainda que "esta é uma decisão acertada, a bem do salutar exercício do direito de oposição, da participação das forças democráticas eleitas e representantes dos cidadãos do concelho de Bragança, dos próprios cidadãos e da transparência dos procedimentos democráticos".

Para os socialistas, "fica demonstrado que esta sempre foi uma reivindicação justa e coerente por parte do PS e que apenas por falta de cultura democrática do PSD e do presidente de Câmara nunca havia sido colocada em prática".

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Prisão preventiva para filho que matou a mãe em Ribeira de Pena

Apreendidos quase 19 mil euros a alegado traficante em Vila Flor