Entre 25 e 27 de maio, a cidade de Miranda do Douro vai acolher a segunda edição do ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro, que levará ao território atividades ligadas ao turismo de natureza e cultural.

Numa coorganização da Câmara Municipal de Miranda do Douro e dos parceiros do projeto de conservação transfronteiriço Life Rupis, a segunda edição do festival – que o ano passado atraiu cerca de 800 participantes – tem como principal objetivo a promoção dos valores naturais e culturais das Arribas do Douro e de Miranda do Douro, e a criação de laços ainda mais estreitos entre as atividades de Natureza em Portugal e Espanha.

Ao longo do festival são mais de 60 atividades que os visitantes podem usufruir, ligadas à natureza, cultura e tradições da região, que vão desde a participação nas Oficinas sobre as aves de Portugal, visitas a pombais tradicionais, canoagem no rio Douro, passeios guiados, workshops de Mirandês, e ainda uma feira com empresas e produtos locais, uma iniciativa que visa contribuir para a gastronomia local.

Além destas atividades, a organização do festival adiantou ter várias novidades este ano, que incluem uma sessão de observação de aves noturnas, um passeio matinal na companhia de um pastor local e animação musical.

«O ObservArribas foi pensado, em conjunto com os nossos parceiros, como um momento de celebração da Natureza, numa região única, mas ainda pouco conhecida. Queremos que este festival continue a deixar a sua marca no seguimento dos bons exemplos dos ótimos Festivais de Natureza organizados em Portugal. Trabalhamos para trazer visitantes ao Douro Internacional que irão experienciar este património natural rico e conhecer as potencialidades de Miranda do Douro», garante Joaquim Teodósio da SPEA e coordenador do Projeto Life Rupis.

Este ano, o festival comemora os 20 anos da criação do Parque Natural do Douro Internacional, tendo como «cabeça de cartaz» a águia-perdigueira, umas das espécies-alvo do Life Rupis e Ave do Ano 2018 em Portugal.

Com início em julho de 2015, o Life Rupis é um dos projetos financiados pelo programa LIFE da União Europeia a decorrer em território português e espanhol. Para além da componente de conservação da natureza, desenvolve diversas atividades de promoção da região, dos seus valores naturais e do seu potencial para o turismo ornitológico.

Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projeto tem mais oito parceiros: a Associação Transumância e Natureza, a Palombar, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Junta de Castilla y León, a Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, a Vulture Conservation Foundation, a EDP Distribuição e a Guarda Nacional Republicana.

As atividades são maioritariamente gratuitas ou com descontos exclusivos para os participantes. As inscrições online estão abertas até 18 de maio.

Pode consultar toda a programação aqui: http://www.observarribas.com/
http://www.revistaport.com/
Foto: António Pereira



PARTILHAR:

“Um “Grito (Boémio)”, não de guerra, mas sim de apelo à cultura”

Polícia Judiciária detive alegado homicida de estudante em Valpaços