Válter Fernandes vai ser o novo secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Bovina Mirandesa. Esta função estava a ser desempenhada, provisoriamente, pelo veterinário municipal de Miranda do Douro, António Pimentel, desde a demissão de Fernando Sousa, no início do ano.

A informação foi avançada pelo presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Arlindo Formariz, à rádio Mirandum FM, à margem do concurso concelhio da raça, que decorreu, durante o passado fim-de-semana, em, Miranda do Douro.

No entanto, o veterinário recém- licenciado, Válter Fernandes, natural do concelho de Miranda do Douro, recusou fazer comentários acerca do novo cargo.
Quanto ao futuro da raça, Arlindo Formariz garante que está no bom caminho e que será valorizada com a abertura da nova unidade industrial na zona industrial de Vimioso, que vai garantir o escoamento da carne, mesmo das partes menos nobres da carcaça.

Apesar do número de criadores ter diminuído, as explorações são cada vez maiores e com um maior número de animais, estando inscritos no livro genealógico cerca de seis mil exemplares. Arlindo Formariz afirmou à Mirandum que, antigamente, os agricultores não tinham mais de 20 vacas, mas, actualmente, há produtores que têm mais de cem animais.

Entre os produtores, as opiniões dividem-se quanto à rentabilidade da actividade. Para uns criar exemplares de raça mirandesa é uma tradição familiar que os vai mantendo ocupados, enquanto há outros que apostam forte na ampliação das explorações.

No concurso concelhio participaram cerca de 16 criadores e 50 animais, um número equiparado aos anos anteriores.



PARTILHAR:

Eleito quase por unanimidade

Problemas financeiros