Elói Ribeiro apresentou-se ao público como novo governador civil de Vila Real na passada terça-feira, pronto a assumir o seu novo papel. E as próximas missões, segundo as suas próprias palavras, serão no sentido de "representar com dignidade o Governo, trabalhar para a modernidade e o desenvolvimento do distrito, e servir Portugal".

Apesar de ter assumido o novo cargo muito recentemente, o governador já tem traçadas as suas "linhas mestras de orientação". Assim, referiu que, "tal como previsto na Constituição", como representante do Governo no distrito, é sua intenção "contribuir para a harmonização das políticas sectoriais" na sua área administrativa, "sem ter a tentação de interferir na orientação ou gestão dos serviços desconcentrados". Elói Ribeiro garantiu também que estará "atento e disponível" para se inteirar de "tudo o que seja fundamental e estratégico para a implementação de medidas que sejam indispensáveis ao bem-estar dos concidadãos".

Comunicar com a população será outra das intenções do novo governador civil, que defende que "é necessário e prioritário que em qualquer actuação ou medida, seja dado conhecimento claro e atempado ao cidadão a quem esta se destina". Para além disso, sublinha que "as medidas tomadas, quaisquer que sejam, ainda que em si mesmas plenas de intenções e objectivos positivos, se não forem devidamente acompanhadas e alcançadas pela população, não terão os efeitos pretendidos, quer pelos emissores, quer pelos receptores".

Elói Ribeiro vê o papel de governador civil como "federador" ou "aglutinador de vontades, anseios e projectos doutras instituições políticas (como as câmaras municipais) que terão que ser objectivos de todos, por forma a serem uma realidade na estruturação para o desenvolvimento do distrito". Sendo assim, no seu ponto de vista, "o governador civil não será uma força política isolada, mas sim e sempre, parte de uma força global, um «pivot» que caminhará lado a lado com as câmaras municipais na busca de soluções em questões centrais, eternamente adiadas, fundamentais para o desenvolvimento integrado do distrito".

"Acabar com os obstáculos que impedem o desenvolvimento do distrito" e "encontrar, com as autarquias, o que é estratégico para o seu desenvolvimento", serão algumas das "batalhas" pelas quais Elói Ribeiro pretende lutar. As questões sociais, a segurança e "as infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento", entre as quais as acessibilidades, serão alguns dos temas que, garante, terão "especial atenção" da sua parte.



PARTILHAR:

Factos e não mentiras sobre a RTP

Dia 18 e 19 de Maio de 2002