Hospital de Vila Real cria nova unidade com o intuito de dar uma resposta eficaz aos casos mais complicados de insuficiência renal, podendo efetuar anualmente 1500 tratamentos a 350 doentes.

 

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) criou uma Unidade de Hemodiálise de Agudos. No sentido de garantir melhores condições aos doentes, esta nova unidade no hospital de Vila Real pretende lidar com os casos mais graves de insuficiência renal.

O objetivo passa mesmo por realizar 1500 tratamentos por ano a 350 doentes, de acordo com fonte hospitalar, que assegura o papel preponderante desta nova unidade. “Durante o tratamento, os doentes internados neste hospital fazem uma falência de tal modo grave que para continuarem a sobreviver têm, obrigatoriamente e, pelo menos, durante algum tempo, serem sujeitos a este tratamento substitutivo da função renal”, explicou a diretora do Serviço de Nefrologia, Teresa Morgado.    

Antes da existência da Unidade de Hemodiálise de Agudos, os tratamentos eram feitos numa unidade comum aos casos crónicos, num edifício contíguo ao hospital, o que obrigava os doentes a serem transportados pelo exterior.

Atualmente, com este espaço está asseverada uma melhoria notória das condições de tratamento aos doentes que sofrem destes casos de insuficiência renal grave. “Neste momento, conseguimos que os doentes evitem essas viagens que eram, além de incómodas, inseguras do ponto de vista clínico e isso constitui, sem dúvida, a melhor melhoria que esta nova unidade traz”, acrescentou a responsável.

O CHTMAD alberga, nos dias de hoje, o maior programa nacional de hemodiálise hospitalar, acompanhando, sensivelmente, 110 doentes em tratamento.
 



PARTILHAR:

Autarquia vinhaense apoia o emigrante

Dois detidos por disparos contra casa de "alto funcionário" das Finanças