Quarta, quinta e sexta-feira da semana passada e segunda e terça-feira desta, foram os dias escolhidos pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para a realização da festa de Natal destinada às crianças e idosos do concelho.

Os espectáculos da semana passada, "Vamos cantar...com música a acompanhar", tiveram como animador o vocalista do grupo "Banda Desenhada", Gonçalo Dias, que se tornou conhecido do grande público através do programa televisivo "Chuva de Estrelas".

A sessão da manhã de quarta-feira da semana passada foi destinada aos 100 idosos dos diferentes lares da terceira idade do concelho, mas as restantes cinco foram dedicadas a igual número de grupos de alunos das escolas.

A actuação do cantor foi complementada com actividades, jogos e encenações, que contaram com a participação de algumas crianças. O animador ora se apresentava como Gonçalo Dias, cantor, ora representava o papel de "Pautas", personagem com que a assistência infantil se identificou. Este duplo desempenho, que os pequenos acharam "alegre" e "divertido", foi presenteado com prolongados aplausos e frequentes gargalhadas, que se fizeram ouvir no auditório da Associação Comercial e Industrial da cidade.

Os espectáculos desta semana, da responsabilidade do actor Paulo Lages, tiveram o patrocínio do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. A animação constou da leitura do conto "A noite de Natal", da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, complementada com a ilustração cénica e os adereços sugeridos ou referidos pela história. Uma plateia atenta, com as crianças a participar sentadas no chão, foi a constante deste espectáculo "didáctico" e "divertido", que se realizou no auditório da sede da junta de freguesia de Macedo de Cavaleiros.

De acordo com os serviços culturais da Câmara Municipal, foram 2220 as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, da sede de concelho e das aldeias onde ainda há escolas, que assistiram aos nove espectáculos proporcionados pela autarquia.



PARTILHAR:

Barca D'Alva

Homem morto em incêndio de origem suspeita