O comando da PSP de Vila Real, que até à data está a funcionar numa parte do rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, vai mudar para outras instalações cedidas pela autarquia, pelo período de cinco anos.

Numa primeira fase, as obras de remodelação das futuras instalações da PSP, que estão a ser realizadas em parceria entre a polícia e a autarquia, foram concretizadas com mão-de-obra fornecida pela Câmara.

Segundo a autarquia, numa segunda fase, a iniciar em breve, devido à inexistência de pessoal disponível, dado que a Câmara tem as suas próprias obras em curso, as obras vão avançar recorrendo aos trabalhos de seis reclusos da cadeia de Vila Real.

A Câmara já efectuou contratos com os referidos serviços para assinatura de um protocolo que estabeleça a cedência de mão-de-obra de reclusos, com formação na área da construção civil, que receberão o salário mínimo.

Os reclusos que vão participar na obras são pessoas que estão em regime de confiança naquele estabelecimento prisional e quase no fim do cumprimento da sua pena.

A autarquia salientou que a iniciativa tem como objectivo incentivar a integração social dos reclusos, e, acrescentou, se os resultados forem positivos será uma experiência a repetir.

Viola Silva, comandante da PSP de Vila Real, referiu que o seu comando necessita "urgentemente" de casa nova para que possa funcionar com as mínimas condições, dado que as actuais se encontram repartidas por dois edifícios distintos, "o que dificulta toda a mecânica de acção da polícia".

O comando de Vila Real tem os serviços repartidos entre o edifício dos Paços do Concelho e do Governo Civil, onde, segundo o comandante, "os espaços são mesmo exíguos".

Para Viola Silva, "a concentração de todos os efectivos sob o mesmo tecto facilitará a missão de chefia, e as melhores condições de trabalho serão um garante de uma maior motivação e empenho por parte dos agentes".

O comandante prevê que a mudança de instalações ocorra no final do ano, uma solução provisória que permitirá, posteriormente, a construção do quartel definitivo em terreno próprio já adquirido pela instituição.



PARTILHAR:

De 6 a 9 de Setembro

Virgílio Alves pensa ser eleito