A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães construiu duas mini-barragens para armazenar mais água. Caso se repitam as secas, como a registada este ano, as pastagens não ficarão secas.

As duas mini-hídricas situam-se junto à albufeira da Fontelonga, a principal fonte abastecedora do concelho e cuja função prioritária consiste na retenção da água para outras utilizações, excluíndo o consumo doméstico.

Segundo o presidente da Câmara, Eugénio de Castro, \"não faz sentido gastar água da albufeira da Fontelonga, para regas de jardins e árvores, ou encher a piscina municipal durante o Verão, bem como para outras utilizações da autarquia\".

Daí, o facto das duas mini-barragens, depois de cheias, poderem constituir um importante reservatório e em condições de necessidade, a água ali retida seja transferida para a principal barragem, dando prioridade ao abastecimento da população.

Refira-se ainda que, apesar das chuvas do último Outono, a albufeira da Fontelonga mantém praticamente o nível do fim do Verão, já que, apesar de abundante em alguns períodos, a chuva apenas serviu para compensar o consumo, não ajudando à recuperação da barragem.

A empresa Águas de Carrazeda tem esperanças que os níveis de precipitação causados pelas chuvas de Inverno ajudem a encher o reservatório, permitindo aguardar pelo Verão sem os receios de 2005.



PARTILHAR:

Residente em Vilar Seco

Associação está sem dinheiro