O público estava à espera de um concerto ao vivo, mas ouviu apenas música gravada. Foi desta forma que, quinta-feira, a filarmónica de Couto de Dornelas protestou contra a alegada falta de apoio da Câmara de Boticas.

O concerto estava agendado no âmbito do programa cultural de Verão da Autarquia. No entanto, as mais de cem pessoas que, anteontem à noite, se deslocaram à praça do Município foram surpreendidas com um concerto de música da banda gravada, através de um leitor de MP3, ligado a uma aparelhagem de som, e uma arruada de bombos.

\"Em vez de ouvirem a Banda Filarmónica do Couto de Dornelas, vão ficar com a banda que esta Câmara Municipal deseja e tem orquestrado desde há dez anos para cá\", justificou, ao público presente, a direcção do Grupo, num comunicado lido por uma jovem da aldeia. Sem micro.

Os funcionários da Autarquia no local terão cortado o som, por, ao que foi possível apurar, entenderem que o que deveria ter lugar era o concerto acordado e não a leitura do comunicado. Da Câmara de Boticas ningúem se mostrou disponível para comentar o caso. Ontem, em declarações ao JN, o presidente da Junta de Freguesia de Couto de Dornelas, e membro da Banda, Xavier Barreto, justificou a posição com a \"falta de apoio\" por parte da Autarquia à Filarmónica e com o desacordo em relação ao \"cachet\": 300 euros.

\"Nos primeiros dois anos, actuámos até para dar a banda a conhecer e para mostrar que até estávamos interessados em colaborar, mas não podemos continuar a ter prejuízo\", explicou o autarca, lembrando que não podem \"sair\" para lado nenhum por menos de 1.500 euros. \"300 euros não dá para pagar o sabão para lavar as fardas\", frisou. Além disso, Xavier Barreto garante que a Autarquia também ainda não cumpriu um protocolo relativo a um projecto de financiamento para compra de instrumentos para a banda. \"Comprometeram-se a dar 750 contos e ainda só nos deram 250. Dizem sempre que falta algum papel, mas agora já têm lá tudo e ainda não nos pagaram\", revelou.

No comunicado lido, a Autarquia foi ainda acusada de \"pressionar politicamente\" as comissões de festas para não os contratarem e de \"nunca lhes ter dado a oportunidade de mostrar o que valem nas festas da vila, para a qual são convidadas bandas de outros concelhos com qualidade inferior à nossa, por vezes a preços absurdos\". A Junta do Couto de Dornelas é a única no concelho não eleita com o apoio do PSD, partido da Câmara. Foi eleita numa lista independente. O mau relacionamento com a Autarquia botiquense já é muito antigo.



PARTILHAR:

Contaminado com radão

José Silvano desconhece relatórios