Uma calçada romana foi descoberta no bairro da Madalena, em Chaves, em resultado de uma prospecção arqueológica realizada no local onde vão decorrer as obras de remodelação da zona histórica da cidade, disse hoje fonte camarária.
O arqueólogo da Câmara de Chaves, Sérgio Carneiro, disse à agência Lusa que as prospecções em curso no bairro da Madalena para a remodelação daquela área puseram a descoberto, a cerca de 50 metros da ponte romana, na rua Cândido Souto Maior, um eixo principal de uma calçada romana "muito bem conservada".
O responsável acrescentou que nas imediações foram encontrados mais dois traçados secundários da mesma via, com cerca de 2.000 anos.
"As escavações permitiram ainda encontrar uma série de pedras removidas que deveriam fazer parte da mesma calçada, mas que acabaram por ser deslocadas quando da instalação da canalização no local", salientou.
O arqueólogo admite que a calçada poderá pertencer à 11/a Via do Itinerário Antonino, do imperador António Pio, que ligava Braga à actual Astorga.
"Sabe-se que em Chaves havia uma encruzilhada de vias do sistema viário romano e que esta calçada deverá ter sido usada até à Idade Média, época em foi remendada com pedra granítica mais pequena e técnicas diferentes", sublinhou.
Para o arqueólogo, "este achado ajuda a conhecer melhor as técnicas de construção da cidade romana de Aquae Flaviae, Chaves".
Segundo Sérgio Carneiro, as obras do projecto de remodelação da Madalena, que vai ser concretizado no âmbito do programa de Revitalização do Centro Histórico de Chaves, estão orçadas em mais de 95 mil contos.
"A calçada não vai ser destruída", frisou o arqueólogo, que acrescentou que, numa primeira fase, será novamente tapada para as obras prosseguirem.
A solução definitiva poderá passar por tapar a calçada, depois do registo do que foi encontrado ou deixar os achados à mostra, resguardados por uma espécie de grade, para que possam ser vistos pelo público.



PARTILHAR:

Ninguém se acusa

O Multimedia não morde...