Na reunião com o Secretario de Estado dos Desportos, Hermínio Loureiro, foi reivindicada a possibilidade de construção de uma pousada de juventude no complexo desportivo local. Uma unidade hoteleira destinada aos mais jovens e com capacidade para 24 quartos.
Outra dos pontos focados durante o encontro é o de ver incluído em PIDDAC o projecto de construção do estádio municipal, campo de treino e das infraestruturas evolventes. A autarquia pretende criar na vila um centro de estagio para desportistas ou clubes.
De acordo com Morais Machado, presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, estes equipamentos permitiraim trazer para o concelho um grande número de jovens.
A resposta positiva do Governo, lembrou o autarca, terá de ser cumprida, de forma a melhorar a qualidade vida dos residentes. Para o edil, a vontade manifestada pelo Poder Central significa o fim do esquecimento de uma região e de um concelho há muito votados aos isolamento, onde faltam demasiadas infraestruturas, sobretudo a nível desportivo.

Novo bairro social da vila
substitui fogos do IGAPHE
Outra das questões abordadas refere-se à reestruturação urbana da vila em projectos fundamentais como o mercado municipal e o Bairro do Fundo de Fomento de Habitação. Os contactos para a cedência das habitações aqui existentes já decorrem, não obstante os fogos apresentarem já sinais evidentes de degradação.
Ao tomar conta das habitações, a autarquia está ciente das complicações de futuro, já que é necessário realojar as várias dezenas de famílias que ali residem. As alternativas são poucas, atendendo ao facto de haver uma reabilitação urbana numa área privilegiada de Mogadouro. Para o efeito, há ideias para a construção de um bairro social a custos controlados.
Por outro lado, os antigos silos da EPAC, localizados nas velhas estações de caminhos-de-ferro de Mogadouro, estão a um passo de passarem para as mãos da autarquia mogadourense. Há, inclusivamente, luz verde do Instituto de Participações do Estado (IPE), para o efeito.
Falta, apenas, um visto do Ministério da Finanças.



PARTILHAR:

AR aprova alterações à Lei que criou o CCP

Bairro da Lamela