As crianças de 10 escolas de aldeias nos concelhos de Vinhais e Mirandela tiveram ontem a oportunidade de alargar brincadeiras, fazer novas amizades e conhecer as máscaras de Ousilhão, graças ao Projecto das Escolas Rurais, que promoveu uma iniciativa em Moimenta (Vinhais).

Uma escola pequena não é necessariamente uma escola sem dinâmica e isolada, em termos de trabalho educativo. \"Mesmo com poucas crianças é possível desenvolver um trabalho em rede, com a comunidade e com outras escolas\", afirmou Madalena Magalhães, responsável pelo Projecto das Escolas Rurais.

As escolas da Moimenta, Penso e Vila Boa, três das que participaram no convívio, vão encerrar no próximo ano lectivo, porque o Ministério da Educação considera que têm poucos alunos. Acontece que só as 11 crianças de Moimenta terão de percorrer, todos os dias, 46 quilómetros, para frequentarem a escola em Vinhais.

Foi precisamente para contrariar os problemas do isolamento, que, há 12 anos, foi criado o Projecto das Escolas Rurais, que promove o trabalho entre escolas e em colaboração com as comunidades onde estão inseridas. Tudo isto acontece nos chamados \"Dias Diferentes\", em que se organizam programas de lazer com várias instituições.

O projecto está a alargar-se e está na forja a criação de um Centro Rural de Inovação Educativa (CRIE), em pareceria com a Câmara de Vinhais, para servir de espaço integrado onde crianças e adultos, de todo o país, possam permanecer numa perspectiva de troca pedagógica. A autarquia adquiriu um antigo solar, em Rio de Fornos, para instalar o centro. A área de intervenção será um espaço cruzado, que envolva várias aldeias, para promover os bens culturais, turísticos, patrimoniais e ambientais.



PARTILHAR:

Reforçar os cuidados de enfermagem

Em Galafura