O município de Mogadouro vai investir cerca de 390 mil euros no "rompimento" de novos caminhos rurais, um pouco por todo o concelho, forma a permitir melhores ligações às populações abrangidas, anunciou esta quarta-feira fonte autárquica.

O objectivo é criar caminhos em bom estado e limpos para evitar incêndios e outros acidentes.

O presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse à agência Lusa que o concelho é essencialmente rural, pelo que precisa de caminhos em bom estado e limpos para evitar incêndios ou outros acidentes.

"O concurso público para adjudicação dos trabalhos será lançado a breve prazo", indicou o autarca.

Neste projecto estão incluídas as ligações através de caminhos rurais entre a aldeia de Vilar do Rei e a antiga Estação de Caminho de Ferro de Mogadouro.

"O caminho mais desejado há muito é a ligação do caminho do Romão a Valcerto e Pardela à Estrada Municipal de Valverde ou um estradão agrícola entre Urrós e Bemposta", explicou Francisco Guimarães.

Dado estas vias se encontrarem em reserva agrícola ou áreas protegidas, o município já adiantou que não serão asfaltados.

"O investimento de 390 euros será um esforço financeiro, suplementar para os cofres do município", frisou.

O concelho de Mogadouro tem uma área de 756 quilómetros quadrados, na sua maioria ocupada por povoamentos florestais e agrícolas, razão pela qual "terá de haver uma maior e melhor mobilidade entre localidades rurais e as propriedades agrícolas", destacou o autarca.
Lusa



PARTILHAR:

D. José Cordeiro visitou as 326 paróquias da diocese

Feira do Mel promove actividade de 100 apicultores