Decorrem em Mirandela múltiplas ações de substituição da rede de iluminação pública, ao abrigo de medidas desenvolvidas pela Câmara Municipal, que pretende reduzir e garantir assim uma maior eficiência energética no município.

Esta ações, que consistem na substituição das luminárias de tecnologia convencional por iluminação LED, irá decorrer de forma gradual e faseada.

Primeiramente serão substituídos determinados pontos específicos na cidade, como junto à Unidade Local de Saúde do Nordeste e Escola básica dos 2.º e 3.º ciclos Luciano Cordeiro, sendo posteriormente a estendida a iniciativa toda a cidade e concelho.

Estima-se que a adoção destas medidas, que visam uma maior poupança energética, contribuam significativamente para uma iluminação pública mais eficiente e permitam uma redução do consumo energético e respectivos custos em 62,4%.

Medidas estas que foram tomadas ao abrigo de um contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de Baixa Tensão, celebrado entre o Município de Mirandela e a EDP, a atual concessionária da rede de iluminação pública.

A autarquia local, desde 2012, tem vindo a implementar várias ações de caracter económico que visam reduzir a fatura energética, nomeadamente: o desligamento de forma programada de pontos de luz na cidade, que permitiu uma poupança anual na ordem dos 36.000€; a racionalização do horário de funcionamento da iluminação pública e das fachadas de edifícios públicos, jardins, rotundas e estátuas e, a instalação de reguladores de fluxo luminoso à cabeça da rede de iluminação pública, que permitiu reduzir a fatura energética da iluminação pública em cerca de 30%.

Além disso, e mais recentemente, foram também substituídos os projetores de tecnologia convencional que iluminavam o interior da Piscina Municipal por projetores LED, o que representa uma redução do consumo energético em cerca de 74,5%.

Tal como Mirandela também já outros municípios, como Coimbra e Aveiro, adotaram, param 2017, medidas de sustentabilidade ambiental e energética, que permitirão às respectivas autarquias poupar dezenas de milhares de euros anualmente.



PARTILHAR:

Estudo sobre as memórias clandestinas da aldeia raiana de Tourém

Douro é o palco onde a cidadania será debatida nos próximos dias