A Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu saiu vencedora no passado domingo, dia 16 de setembro, em Albufeira, da grande gala final do concurso 7 Maravilhas à Mesa promovido pela RTP.

 

Volvidos sete anos da atribuição do galardão à Alheira de Mirandela, em 2011, a Terra Quente saiu novamente vitoriosa. Desta feita, foi a Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu que saiu vencedora no último domingo, dia 16 de setembro, em Albufeira, da grande gala final do concurso 7 Maravilhas à Mesa promovido pela RTP.

De acordo com o executivo mirandelense, este prémio “tem um significado muito importante para a economia do concelho, pois além de representar mais um passo na valorização dos produtos de excelência, constitui-se como um motivo de atracão turística”.

A “ementa histórica” desta Mesa é constituída pelos Tostadinhos Alheira de Mirandela como entrada, Bacalhau à Romeu, prato mítico da Maria Rita, uma receita com história da família Menéres, como prato de peixe e Sopa Seca, “prato distintivo expressão do território e sua autenticidade”, como prato de carne. Para regar este repasto, o Azeite DOP Bio Romeu e os vinhos Quinta do Romeu Reserva Branco e Quinta do Romeu Tinto Touriga Nacional cumprem os requisitos de uma Mesa que entre tantas foi distinguida a nível nacional.

“Esta Mesa congrega a gastronomia e receituário com história, num edifício que conta histórias, agregado a um museu de curiosidades, com peças únicas, uma loja, uma adega, um lagar e enquadrados numa aldeia que integra a REDE NATURA 2000 – a Mata do Quadraçal, percurso pedestre associado à temática da cortiça e do granito, que “agarra” as aldeias circundantes como, por exemplo, os Avantos e que liga o rural ao urbano através da Rota dos Cavaleiros da Ordem de Malta, cujo percurso se inicia na cidade de Mirandela, junto à Ponte, até ao Caminho dos Marcos que nos leva a Jerusalém do Romeu”, sublinha o executivo, visivelmente satisfeito com a atribuição do prémio.

A Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu é, agora, uma das 7 Maravilhas, juntamente com a Mesa de Albufeira, Mesa da Bairrada ao Mondego, mesa das Lajes do Pico, Mesa de Monção, Mesa Terras de Chanfana e Mesa de Vila Real.



PARTILHAR:

Festividades religiosas levam milhares de fiéis a Chaves

Vila Real termina o ano com muito jazz, guitarras, teatro e cinema