Seis projectos estão entre os melhores do empreendedorismo jovem em Trás-os-Montes. A última edição do programa Junior Achievement envolveu 90 alunos, que ao longo do ano lectivo criaram 15 mini-empresas, seis das quais premiadas, uma delas de Ribeira de Pena.

São seis os projectos vencedores da 3º edição da Feira Ilimitada de Trás-os-Montes e Alto Douro. No total, esta iniciativa de estímulo ao desenvolvimento de espírito empresarial entre os mais jovens envolveu cerca de 90 alunos entre os 15 e os 21 anos provenientes de várias escolas dos concelhos de Amarante, Alijó, Celorico de Basto, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Ribeira de Pena e Vila Real, região abrangida pelos novos investimentos hidroeléctricos da EDP.

A Junior Achievement Portugal, com o apoio da EDP, trabalha em parceria com professores e voluntários com experiência empresarial para orientar os alunos ao longo do ano lectivo na elaboração do projecto empresarial. O resultado da edição deste ano foram 15 mini-empresas apresentadas publicamente a 24 de Abril, no Dolce Vita Douro, em Vila Real.

Um júri com representantes de várias entidades da região e da Fundação EDP seleccionou os melhores projectos do conjunto, entre eles o Electric Flash, da autoria do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. Oprojecto ElectricFlash.ae engloba um candeeiro solar criado com o intuito de aproveitar a energia solar, através de painéis solares, para carregar uma bateria (por exemplo de um telemóvel) e iluminar uma divisão sempre que for necessário. Este projecto é desenvolvido com o objectivo de estimular as competências dos alunos, pelo que os mesmos devem seguir todos os aspectos relacionados com uma empresa real, tal como contabilidade, reuniões de gestão, vendas, etc.

O programa A Empresa decorre durante cerca de um ano lectivo, incluindo várias actividades, para além da Feira Ilimitada, uma exposição de âmbito nacional, onde as Mini-Empresas são apresentadas ao grande público e avaliadas pelo Júri.

No final, o melhor projecto nacional terá a oportunidade de participar na avaliação internacional dos melhores projectos. A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação da próxima geração.



PARTILHAR:

Fileira vitivinícola

Reforçar o investimento