Será prestado apoio técnico à autarquia pela Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, entidade que assegurará também a realização de acções de formação para os operadores das estações de tratamento.

As obras tiveram início na segunda-feira e, segundo o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, prevê-se que tenham um prazo de execução de seis meses. O autarca afirmou também que o problema do tratamento de esgotos naquele concelho ficará resolvido com a construção, "num futuro próximo", de mais oito estações de tratamento.

Nesta primeira fase vão ser contempladas as localidades de Canedo, Ceirós, Bragados, Santo Aleixo, Balteiro, Portela de Santa Eulália, Macieira, Limões, Agunchos e Cerva. Actualmente, os esgotos das casas destas localidades são transportados para fossas cépticas colectivas ou individuais.

João Noronha reconheceu que, nos maiores aglomerados populacionais, são "muitos os problemas de maus cheiros que se fazem sentir", mas esta é uma questão que, segundo frisou, estará resolvida "em breve".

O autarca referiu ainda que nas aldeias onde vão ser construídas as estações de tratamento, a instalação de colectores de saneamento está quase concluída.



PARTILHAR:

Centro de Assistência ao Imigrante celebra 30 anos

Projecto florestal em Talhas