Finalmente, foi assinado o auto de consignação da empreita de beneficiação e correcção da EN 221, que liga a vila de Freixo de Espada à Cinta ao distrito de Bragança, numa extensão de cerca de 14 quilómetros. As obras vão custar 2,7 milhões de euros e têm um prazo de execução de 365 dias.

No acto oficial, Jorge Costa, secretário de Estado das Obras Públicas, anunciou o prolongamento da recuperação do troço que liga a vila trasmontana ao distrito da Guarda por Barca de Alva. O lançamento do concurso da segunda fase da obra deverá acontecer até ao final do ano.

De salientar que esta via não sofria qualquer intervenção desde 1957, chegando a ser apelidada de \\"vergonha nacional\\" e de \\"estrada-museu\\".

As obras de beneficiação da EN221 foram anunciadas por sucessivos governos. Com o tempo, a estrada tornou-se numa das rodovias mais faladas, pela negativa, graças ao percurso sinuoso e ao mau estado do pavimento, uma autêntica dor de cabeça.

Segundo Edgar Gata, presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, o dia da assinatura do acto de consignação é um marco histórico para o concelho, já que ficou resolvido um problema pelo qual os freixenistas lutavam há muitos anos, além de que o anúncio da continuação das obras na EN221 até Barca de Alva, numa extensão de 20 quilómetros, apanhou muita gente de surpresa.



PARTILHAR:

Artes Marciais

Discriminação dos CTT